“A USP não vai parar”

Mas reorganiza suas atividades para proteger a comunidade, com aulas a distância, manutenção das pesquisas observando cuidados de saúde e orientações para técnicos e funcionários

A FSP E O COVID-19

Neste site você encontra as informações divulgadas pelo Comitê Permanente USP COVID-19, que tem como objetivo acompanhar a evolução da presença do vírus entre alunos, professores e servidores técnicos e administrativos da Universidade, em todos os campi da USP. Você também poderá encontrar outras informações de interesse público e as recomendações vigentes da FSP frente à pandemia.

PLANO DE CONTINGÊNCIA DA FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA (FSP) DA USP FRENTE À PANDEMIA DO COVID-19

A FSP está mobilizada para apoiar as medidas de proteção social, contenção e mitigação da pandemia do COVID-19. O Sistema Único de Saúde brasileiro e seus trabalhadores são atores fundamentais nesse enfrentamento pela sua capilaridade em todo o território nacional e pelo seu caráter universal e gratuito. Países com Sistemas Universais de Saúde vêm organizando manifestações periódicas para apoiar as ações dos seus profissionais de saúde pública.

A previsão de que possa haver pressão sobre a capacidade instalada dos serviços de saúde revela a injusta alocação de recursos de saúde no Brasil: há 1,08 leitos de UTI / 10.000 habitantes em unidades públicas, para atender a ¾ da população brasileira, contrastando com 4,84 leitos de UTI / 10.000 em unidades privadas para o restante dos ¼ dos brasileiros1.

O momento clama, também, além das medidas de proteção social, pela defesa irrestrita da saúde como direito de cidadania e pela retomada da ação proativa do Estado brasileiro na formulação de políticas sociais. Não podemos viver mais sob um totalitarismo financeiro em que tudo é justificado pelo mercado.

A suspensão de aulas presenciais não significa paralisação da vida acadêmica. O contexto atual urge que diversas medidas gerais e específicas sejam imediatamente adotadas. Tendo em vista a velocidade com que a pandemia tem se modificado, apresentamos abaixo as recomendações vigentes para as próximas semanas.

1Dados de 2018. Fonte: Conselho Federal de Medicina (CFM).

POSIÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

GUIA DE PREVENÇÃO SOBRE O CORONAVÍRUS