O que é saúde ?

Saúde não é só ausência de doenças, existe um amplo espectro do que possa ser considerado saúde por cada indivíduo. E de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde se define por “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades ” . E como diz o ministério da saúde ,existem ” fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.”

Além disso , Saúde é um direito social e dever do Estado, que deve ser garantido mediante políticas publicas , que visem a redução desses fatores sociais.

A rede de saúde é só uma parte disso , outras políticas entram em jogo para garantir que os Indivíduos sejam atendidos de forma integral, considerando que todos temos necessidades biopsicossociais e espirituais .

A partir disso, a rede de apoio social vem para ampliar o olhar sobre as demais necessidades existentes , e como privilegio temos um território com muitos equipamentos sociais a seguir:

Rede Sócio-Assitencial:

Rede de Cultura e Lazer:

Equipamentos sociais de lazer , cultura , arte , esporte e entretenimento como museus , feiras , exposições, bibliotecas, complexos espotivos . Todos com variadas atividades, como cursos gratuitos e muito mais!

Legendas:

[casinha] – Centro Saúde Escola Geraldo Paula Souza
[balão amarelo] – Rede de apoio jurídico previdenciario
[balão verde] – rede de apoio as vitimas de violência sexual
[balão Marron] – rede de assistência Social
[balão lilás] – AMAs/ AMEs
[balão laranja] – rede de apoio psicossocial – saúde mental
[balão rosa ]- rede de apoio as vitimas de discriminação racial
[balão azul] – rede de apoio a comunidade LGBT+
[balão cinza] – rede de apoio ao idoso
[balão azul marinho]- rede de habitação
[balão vinho]- Imigrantes

Rede de Apoio Territorial