Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) Geraldo de Paula Souza

A Unidade de Referência à Saúde do Idoso Geraldo de Paula Souza (URSIGPS) é uma unidade de saúde pública responsável por atendimento voltado à população idosa frágil (60 anos ou mais) que apresente perda funcional e agravo à saúde.

A URSIGPS faz parte de uma Rede de 11 URSIs distribuídas no município de São Paulo e atua como referência para 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Região Oeste.

Objetivos

  • Oferecer atenção integral e promover a saúde e o autocuidado da pessoa idosa fragilizada.
  • Qualificar a atuação dos profissionais da rede básica, responsáveis pela continuidade dos cuidados do idoso durante o acompanhamento na URSI e após alta desse serviço.

Composição da equipe

A equipe da URSI é composta por profissionais especializados em geriatria e gerontologia: assistente social, educador físico, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico, fisioterapia, fonoaudiólogo, médico geriatra, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional.

Fluxo de encaminhamento

Para acessar a URSIGPS a pessoa idosa deve estar vinculada à sua UBS de referência (Busca Saúde). Os profissionais das UBSs farão avaliações e, caso paciente preencha os criterios de inclusão, realizarão o encaminhamento para a URSIGPS. Enfatizamos que somente as UBSs poderão encaminhar o paciente para URSI.

Unidade de Referencia à Saúde do Idoso – URSI