Programa de SAÚDE MENTAL

A Equipe de Saúde Mental do CSE Geraldo de Paula Souza, conta com Psicólogos e Psiquiatras.

Delimita seu campo de trabalho, de acordo com   os  pressupostos do SUS relativos  ao papel de uma Equipe de Saúde Mental em Unidade Básica de Saúde, quais sejam: atuar primordialmente a nível de atenção primária, prevenção e promoção de saúde. Além disso, desenvolve atendimentos ambulatoriais, integrando as atividades assistenciais, às atividades de ensino e pesquisa desempenhadas no cotidiano da Unidade.

Atendemos 2 tipos principais de demanda:

1) Necessidades relacionadas aos demais setores, direcionadas às atividades psico-educativas, visando prevenção e promoção de saúde:

Grupo de Cuidadores:

Grupo de Planejamento Reprodutivo: Discussão e orientação a respeito de métodos contraceptivos Em seguimento ao trabalho do grupo, ficam a cargo da psicologia, as entrevistas individuais, de avaliação obrigatória, para todos os pacientes encaminhados à cirurgia de esterilização.

Acontece mensalmente, e as inscrições devem ser feitas na Recepção.

Grupo Interdisciplinar com a Nutrição; Acesso mediante encaminhamento da Equipe de Nutrição.

Oficina de Envelhecimento Ativo: Inscrições devem ser feitas junto à Equipe de Geriatria da Unidade.

Grupo de Sala de Espera da Pediatria: Grupo aberto, que acontece todas às terças-feiras, às 8:00 hrs, sem necessidade de inscrição.

2) Atividades Ambulatoriais:

Prestamos atendimento a crianças, adolescentes e adultos, com demanda específica de atenção em saúde mental, que residam na região de abrangência do Centro de Saúde escola Geraldo de Paula Souza.

Recepção/Triagem:  Atendemos demanda espontânea e encaminhamentos internos e externos ,  de variadas instituições. Os usuários devem procurar o setor de Acolhimento para efetuar a inscrição.

O primeiro contato dos pacientes com a Equipe de Saúde Mental, acontece em grupo, com base na crença de que esse dispositivo  é facilitador da recepção , do diagnóstico, da elaboração da demanda e do posterior encaminhamento para psicoterapias de grupos.

A proposta é oferecer um espaço que vá além de uma consulta breve. Os usuários são acolhidos, escutados em suas queixas, informados sobre o funcionamento   do serviço, e encaminhados aos atendimentos necessários.

São realizados 3 encontros consecutivos, às segundas feiras, no período da tarde, visando uma continência mais efetiva, o aprofundamento diagnóstico e a construção conjunta de um saber que dê sentido aos encaminhamentos, facilitando a adesão aos tratamentos indicados ao final do processo.

Exceções  à Triagem:

  • Idosos, acima de 70 anos, encaminhados pela Geriatria e Clínica Médica, são agendados diretamente para avaliação e acompanhamento psiquiátrico.
  • Gestantes : são atendidas no momento da procura, individualmente.
  • Situações de emergência: os pacientes que por variados motivos, não tenham condições de aguardar a Triagem/Recepção,, na avaliação de qualquer funcionário do CS, podem receber um acolhimento, realizado por um dos membros da Equipe, segundo escala de retaguarda semanal, disponibilizada para toda a Instituição.

Estudo de caso:

Atendimento realizado através de entrevistas individuais, com finalidade principal de aprofundamento diagnóstico e construção de Projeto Terapêutico. Indicação a partir do Grupo de Recepção.

O número de entrevistas necessárias, é variável, de acordo com as especificidades de cada caso.

Psicoterapias :  Breve e de Apoio.

Consultas individuais, com frequência e duração variável, de acordo com a indicação realizada a partir do Estudo de Caso.

Orientação de pais: Atendimentos do casal de pais, cujos filhos estão ou não em atendimento psicoterápico, com frequência e duração variáveis, dependendo das necessidades identificadas. Indicação a partir do Estudo de Caso.

Psicoterapia de Grupo: Grupos abertos, heterogêneos, com frequência semanal.

Antes de serem incluídos nos grupos, os pacientes , passam por um processo de preparação individual. Indicação a partir do Grupo de Recepção

Acompanhamento clinico psiquiátrico: Consultas individuais, para pacientes que fazem uso de medicação.

Esse atendimento, preferencialmente, é paralelo à atenção psicoterápica.

Atividades de Pesquisas

A Equipe de Saúde Mental, participa do LASAMEC –  Laboratório de Saúde Mental Coletiva. da Faculdade de Saúde Pública, desenvolvendo pesquisas relacionadas à Atenção em Saúde Mental na Rede Pública de Saúde.

Saúde Mental