O Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CSEGPS) pertence à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, desde 1925. É por isso, uma das Unidades de Saúde mais antigas da América Latina.

Entre suas finalidades está a de ser um local de Ensino, Pesquisa e Assistência à Saúde. No tocante à Assistência à Saúde, um convênio com a Secretaria Municipal da Saúde, homologado em 2016, caracterizou o CSEGPS como UBS mista incorporando-o à Rede Pública Municipal de Saúde. Trata-se então de uma UBS responsável por atendimentos em nível de Atenção Primária aos moradores de sua área de abrangência, em acordo com os princípios da Equidade, Integralidade, Universalidade e da Participação Social previstos pelo SUS.

As atividades de Atenção à Saúde contam com a participação de docentes, pesquisadores e alunos da Faculdade de Saúde Pública, bem como de outras Unidades de Ensino da USP e de Institutos e Universidades parceiras interessadas na formação de Recursos Humanos no campo da Saúde. Cabe destacar que O CSEGPS mantém também sob sua responsabilidade, além da Atenção Primária aos moradores, um serviço especializado (referenciado) de assistência à idosos vulneráveis de Pinheiros (URSI- Unidade de Referencia à Saúde do Idoso), e um serviço de Dermatologia Sanitária, para o diagnóstico e tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Desde 2011 o CSEGPS conta com o apoio critico de uma Associação de Usuários (a USOSUS) que tem otimizado o processo de participação social particularmente na esfera assistencial. Dada as características universitárias, suas atividades estão em continuado processo de reflexão e inovação.

 

Direção Administrativa

Ana Lucia Lumazini de Moraes
Antônia Aparecida Valério da Silva
Cleide Bonifácio da Silva
Luiz Carlos Bocucci
Sonia Volpi Guimarães Brólio
Prof. Dr. Paulo Rogério Gallo – Diretor Técnico