Artigos

Ácido fólico e inflamação

Ácido fólico não metabolizado está associado às concentrações de TNF-α, IL-1β e IL-12 em população exporta à fortificação mandatória de alimentos com ácido fólico: estudo transversal de base populacional em São Paulo, Brasil.

O folato, também conhecido como vitamina B9, pode ser naturalmente encontrado em alimentos como vegetais verde-escuros, feijões, frutas cítricas, gema de ovo, entre outros.

O ácido fólico (AF), forma sintética do folato, é  mais estável e por isso utilizado na fortificação de alimentos e suplementos vitamínicos. Quando o AF não é completamente metabolizado para ser utilizado pelo nosso organismo, tem-se o aparecimento de ácido fólico não metabolizado (AFNM) na circulação sanguínea.

Este artigo foi recém-publicado no European Journal of Nutrition, com o objetivo de avaliar possíveis associações entre AFNM e marcadores inflamatórios em uma população exposta à fortificação mandatória de farinhas de trigo e milho com AF.

O artigo foi escrito pelos integrantes do GEIAS Josiane Steluti, Andreia Miranda, Eduardo de Carli, Cecilia Palchetti e Dirce Marchioni, em colaboração com a Profa. Associada do Departamento de Nutrição da FSP-USP,  Regina Fisberg.

Esse e mais artigos do nosso grupo podem ser encontrados na aba “Publicações“, página de “Artigos“. Clique aqui para acessar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *