GEIAS

GEIAS

Grupo de Estudos Epidemiológicos e Inovação em Alimentação e Saúde

À que viemos

QUEM SOMOS?

Somos um grupo de pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) que estuda as relações entre o consumo alimentar e a saúde humana, a partir de abordagens e métodos inovadores, preocupados em contribuir com a ciência de forma ética e crítica.

NOSSA MOTIVAÇÃO

Estamos interessados em investigar o efeito de nutrientes, compostos bioativos, alimentos e padrões de alimentação na saúde em todos os ciclos da vida. Procuramos compreender estas relações por meio do desenvolvimento e da participação em estudos epidemiológicos com delineamentos e desfechos diversos. Pensamos em, dessa forma, colaborar com a produção e divulgação de evidências científicas para a comunidade acadêmica, sociedade civil e governamental. Neste processo, formamos pessoas na área técnica e acadêmica, com pensamento crítico, valores éticos e humanos.

O QUE FAZEMOS?

Buscamos identificar lacunas no conhecimento dos efeitos da alimentação na saúde e desenvolver e aplicar conceitos, métodos e técnicas para o delineamento, coleta, análise e divulgação de dados.

– Alimentação: focamos os estudos em nutrientes, compostos bioativos, alimentos ou grupos de alimentos e padrões da alimentação.​

– Saúde: estudamos os eventos e efeitos metabólicos relacionados ao ciclo da vida e DCNT associadas à alimentação.

ONDE ATUAMOS?

  1.  Epidemiologia Nutricional
  2.  Epidemiologia Molecular
  3. Genômica nutricional
  4. Métodos estatísticos
  5. Métodos para análise de padrões da alimentação
  6. Extensão Universitária