Audioteca
CIR

Coleção de áudios produzidos pela biblioteca, principalmente, a partir de conteúdos das dissertações e teses da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP. Com linguagem acessível, visa a divulgação do conhecimento em saúde pública produzido na Faculdade que possa ser apropriado pela população em geral e, em especial, pelos usuários do SUS. Os registros da coleção são compostos em sua maioria por dois áudios em formato MP3 (um depoimento e uma entrevista), de no máximo 5 minutos cada.

História

A Audioteca teve início em 1999 num projeto de comunicação pública de ciência e tecnologia, estabelecido na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), coordenado pelo Departamento de Saúde Materno-Infantil e desenvolvido em parceria com a Biblioteca da FSP. Contou com o apoio do Ministério de Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde/Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – Área de Gestão de Informação e Conhecimento (OPAS/BIREME).

Nessa ocasião foi criado o Laboratório de Áudio da FSP (Láudio) para armazenamento de spots com programas sobre saúde para serem veiculados por radiocomunicadores em comunidades carentes. A FSP ofereceu cursos para os radiocomunicadores, que atuavam como tradutores da informação científica para a sua comunidade.

A partir de 2018, essa coleção de áudios passou a integrar o e-Coleções da Biblioteca (http://colecoes.sibi.usp.br/fsp/collections/show/6).

© 2024 - Desenvolvido por: Divisão de Produção Digital FSP/USP