Prêmios

Doutoranda da FSP-USP recebe prêmio de melhor pôster na área de Toxicologia Ocupacional no Congresso Latino-americano de Toxicologia

A doutoranda Fernanda Junqueira Salles, orientada pela Profa. Kelly Polido Kaneshiro Olympio, do Departamento de Saúde Ambiental, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, recebeu o prêmio de melhor pôster na área de Toxicologia Ocupacional no III Congresso Latino-americano de Toxicologia (ToxiLatin 2023).

O trabalho premiado apresentou resultados da sua tese de doutorado intitulada “O impacto da exposição química sobre o transcriptoma de trabalhadores formais e informais”. A tese será defendida no dia 22 de novembro de 2023 na FSP-USP.

Os objetivos do estudo consistiam em avaliar o impacto da exposição ocupacional na expressão gênica de trabalhadores formais e informais e determinar a concentração de elementos potencialmente tóxicos (EPT), como chumbo, mercúrio, zinco, cádmio, arsênio, entre outros, no sangue dos participante. Além de analisar os riscos de doenças associadas à exposição ocupacional.

Link da noticia completa: https://www.fsp.usp.br/site/noticias/mostra/46743

A Profa. Kelly Polido Kaneshiro Olympio, do Departamento Ambiental da FSP-USP, recebeu a menção honrosa doPrêmio USP Mães Pesquisadoras I Edição, voltado a mães que realizam trabalho científico e acadêmico de excelência na Universidade.

A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada no dia 03 de novembro, às 10h, na Sala do Conselho Universitário da USP.

O aluno de Graduação em Química do IQ-USP, pesquisador de Iniciação Científica no Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, orientado pela Profa. Dra. Kelly Polido Kaneshiro Olympio recebeu menção honrosa na Etapa Internacional do 27º Simpósio de Iniciação Científica da USP, com o estudo intitulado “Tableware plastic utensils supposed to use for children and sold in the Brazilian commerce present high lead and cadmium concentrations”, com coautoria da doutoranda Isabelle Nogueira Leroux. Elizeu já havia ganhado a menção honrosa na Etapa Internacional do 25º SIICUSP, em 2017, com o trabalho intitulado “Characterization of the concentrations of pottentially toxic elements in the sanitary sewage network of Limeira – SP arising from the informal production of jewelry and fashion jewelry”, parte do mestrado da doutoranda Fernanda Junqueira Salles.
Parabéns ao Elizeu, em nome de todos do eXsat!