NARA

Apresentação

O Núcleo de Pesquisas em Avaliação de Riscos Ambientais – NARA, criado em 2010, é um grupo de pesquisa vinculado à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. O NARA desenvolve pesquisas e atividades acadêmicas na área em avaliação de riscos ambientais à saúde humana, ou seja, se dedica ao estudo de como diversos fatores ambientais impactam na saúde das pessoas. Fatores como acesso a água, qualidade das águas e saneamento; desastres ambientais, condições climáticas e poluição do ar são temas que têm sido abordados em diversos projetos desenvolvidos pelo grupo. Destaca-se também que o NARA visa articular colaborações entre docentes, pesquisadores e estudantes na promoção de redes de pesquisa na área de avaliação de riscos ambientais.

Nossos objetivos são:

  • Promover e integrar pesquisas interdisciplinares de excelência em avaliação da exposição e de riscos à saúde humana e em processos de tomada de decisão sobre riscos;
  • Desenvolver e aplicar abordagens quantitativas e qualitativas de avaliação de exposição e de riscos associados a agentes biológicos patogênicos, substâncias químicas perigosas e outros agentes presentes nos diversos meios ambientais: água, ar, solo, alimentos, biossólidos, entre outros;
  • Desenvolver uma abordagem integrada do ambiente que considere as populações sensíveis e a experiência social;
  • Consolidar o conhecimento produzido neste campo e propiciar a pesquisadores e tomadores de decisão um fórum para troca de ideias e informações sobre riscos.

Nosso grupo tem parcerias importantes com colegas da EACH/USP, instituições públicas como CETESB e o Centro de Vigilância Sanitária da SES/SP, outras universidades do Brasil e do exterior e também com os órgãos da sociedade.