Na terça-feira, 1º/9, o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor promovem debate sobre evidências científicas do impacto de ultraprocessados na saúde humana

Nas últimas semanas, foram publicadas quatro revisões sistemáticas que analisaram o impacto de alimentos ultraprocessados na saúde humana. O resultado foi unânime: os estudos reforçam a associação entre o consumo destes produtos e o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (como diabetes e patologias do coração).

De acordo com a classificação NOVA de alimentos, ultraprocessados são produtos que sofreram um excesso de processamento pela indústria, com alteração significativa da matéria-prima e adição de ingredientes não utilizados na cozinha caseira.

Para discutir a relação dos alimentos ultraprocessados com as pandemias que vivemos hoje — tanto a pandemia de covid-19 quanto a de doenças crônicas —, o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) transmitem, na terça-feira (1º/9), o webinar Alimentos ultraprocessados e as pandemias de doenças crônicas e da covid-19 no Brasil.

Participam da conversa Carlos Monteiro (professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e coordenador científico do Nupens), Maria Laura Louzada (professora da Faculdade de Saúde Pública da USP e pesquisadora do Nupens) e Maria Edna de Melo (chefe da Liga de Obesidade Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP).

Aberto ao público, o evento será mediado por Ana Paulo Bortoletto, coordenadora do Programa de Alimentação Saudável do Idec.

Sobre o Nupens/USP

Criado em 1990, o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo produz evidências científicas para promover a alimentação adequada e saudável e apoiar a criação de políticas públicas sobre o tema.

Atualmente, o Núcleo comanda o Estudo NutriNet Brasil, que vai acompanhar, por uma década, o estado de saúde e os hábitos alimentares de 200 mil brasileiros. Saiba mais.

Sobre o Idec
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor é uma associação de consumidores que não possui fins lucrativos. Promove, desde 1987, a educação, a conscientização e a defesa dos direitos do consumidor, por relações de consumo mais justas. Sem vínculos com governos, partidos políticos ou empresas, mantém sua independência pela contribuição de associados e apoiadores.

Serviço

Webinar: Alimentos ultraprocessados e as pandemias de doenças crônicas e da covid-19 no Brasil

1º/9/2020, terça-feira, das 15h às 16h30

Transmissão pelo canal do Idec no YouTube