Seis cientistas do Núcleo estão envolvidos no projeto, que tem duração de dois anos

Esta semana, o Nupens dá início a um novo projeto: a elaboração de uma ferramenta para avaliar o consumo de alimentos ultraprocessados a longo prazo. O trabalho foi selecionado pelo Immana (Métodos e Métricas Inovativos para Ações em Agricultura e Nutrição, na sigla em inglês), um programa britânico que apoia iniciativas ligadas a sistemas alimentares, nutrição e saúde.

O projeto do Núcleo foi um dos oito selecionados entre os mais de 70 inscritos, sendo a única iniciativa aprovada na América Latina. Participam da iniciativa os cientistas Carlos Monteiro, Maria Laura Louzada, Caroline dos Santos Costa, Fernanda Marrocos Leite, Eurídice Steele e Neha Khandpur. Além deles, há parceria com outros três pesquisadores da Índia, do Equador e de Senegal.

A iniciativa

Intitulado Um estudo de validação de um instrumento para avaliar dietas e registrar o consumo de alimentos ultraprocessados em diversos países, o trabalho leva em conta o robusto conjunto de pesquisas que consideram o consumo de ultraprocessados um forte indicador da qualidade da alimentação. Neste sentido, nota-se, hoje, uma ausência de dados que permitam analisar dietas em diferentes contextos e ao longo do tempo — principalmente em países em desenvolvimento.

O objetivo dos cientistas é adaptar e validar a NOVA-UPF tool, uma ferramenta que avalia a ingestão de ultraprocessados com base na alimentação que o usuário teve no dia anterior, considerando comidas e bebidas. Simples, rápida e adaptável a diversos contextos, a avaliação é feita com base em 23 subcategorias de ultraprocessados, e permite comparar dados com agilidade.

A NOVA-UPF tool avalia o consumo de alimentar com base em 23 subcategorias de alimentos ultraprocessados. A ferramenta permite obter e comparar dados de alimentação em diversos contextos

Sobre o Immana

Criado em 2015, o programa tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de ferramentas, dados e capacidade para nortear políticas em sistemas alimentares, nutrição e saúde, sempre com base em evidências científicas. Em uma primeira fase, concluída em 2019, o Immana deu apoio a jovens cientistas e criou uma comunidade global de pesquisadores e gestores de políticas públicas.

O Nupens é agraciado em uma segunda etapa, por meio da qual o programa busca estimular a geração, a validação e o compartilhamento de métodos, métricas e ferramentas de ponta para solucionar problemas de má nutrição e saúde.

O Immana é financiado pelo governo do Reino Unido e pela Bill & Melinda Gates Foundation, e é coordenado pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, em uma parceria com a Universidade Tufts e com a Universidade de Sheffield.