Programação discute a pesquisa em Saúde Pública em tempos de covid-19

O Simpósio Internacional da Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo, o SIICUSP, chega à sua 28ª edição nesta quarta-feira, 18/11.

Em um ano tão atípico e desafiador para a ciência, o tema do evento não poderia ser outro: a pesquisa em Saúde Pública em tempos de covid-19.

Como de costume, o Nupens participa ativamente da programação que, nesta edição, é claro, é integralmente online. Há rodas de conversa e debates com Patrícia Jaime, vice-coordenadora científica do Núcleo, e com as pesquisadoras Fernanda Galvão, Neha Kandpur, Camila Borges e Alícia Tavares.

O evento é aberto ao público. Confira a programação completa:

9h – 11h – Webinar: Desafios para a iniciação científica em tempos de
pandemia

Convidada: Profa. Dra. Flávia Melo, Observatório de Violência de Gênero no Amazonas, Universidade Federal do Amazonas.
Debatedor: Prof. Dr. José Miguel Nieto Olivar
Mediação: Profa. Dra. Marly Augusto Cardoso

11h – 12h – Roda de conversa: Guia alimentar para a população brasileira e aspectos socioculturais da alimentação: um olhar pela pesquisa
Com Profa. Dra. Patrícia Constante Jaime, Departamento de Nutrição, FSP/USP e Dra. Priscila de Morais Sato, pós-doutoranda do Departamento de Nutrição, FSP/USP.
Coordenação: Dra. Fernanda Galvão de Oliveira Santin, pós-doutoranda do
Departamento de Nutrição, FSP/USP.
Para assistir: meet.google.com/cvs-ohoo-fqx

13h00 – 14h45 – Roda de conversa sobre ferramentas para educação
nutricional em tempos de pandemia

Com Profa. Dra. Dirce Maria Lobo Marchioni, Departamento de Nutrição, FSP/USP, Dra. Cecilia Zanin Palchetti, pós-doutoranda do Departamento de
Nutrição, FSP/USP. e Dr. Eduardo de Carli, pós-doutorando do Departamento de Nutrição da FSP/USP.
Coordenação: Dra. Andreia Alexandra Machado Miranda, pós-doutoranda do Departamento de Nutrição, FSP/USP.
Para assistir: meet.google.com/qcv-iqbp-wah

14h – 17h – Apresentação dos Trabalhos do SIICUSP

17h00 – 18h30 – Segurança, Erro Assistencial e Direitos dos Pacientes: Da
Pesquisa à Política Pública

Com Dr. Julino Assunção Rodrigues Soares Neto, pós-doutorando do
Departamento de Política, Gestão e Saúde, FSP/USP, Profa. Dra. Aline Albuquerque, Advogada da União e professora do Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB e Prof. Dr. Fernando Mussa Abujamra Aith, Departamento de Política, Gestão e Saúde FSP/USP.
Coordenação: Dra. Marina de Neiva Borba, pós-doutoranda do Departamento de Política, Gestão e Saúde FSP/USP.
Para assistir: meet.google.com/uvf-mxqh-qsn

18h30 – 19h30 – As possibilidades da Iniciação Científica como estratégia
de permanência de estudantes negras e negros na universidade

Com Prof. Dr Ivair Augusto Alves dos Santos, Sociólogo Membro do Núcleo de Estudos Afro brasileiros (Neab) da UnB, Beatriz Oliveira Santos, graduanda do curso de Nutrição – FSP/USP e Caio Pereira dos Santos, Nutricionista pela FSP/USP e cursando especialização em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde IS-SES/SP.
Coordenação: Dra. Amanda Aparecida Silva Macaia, pós-doutoranda do
Departamento Saúde de Ambiental, FSP/USP.
Para assistir: meet.google.com/wcu-hnnm-iob

19h30 – 20h30 – Sugestão Tema: Ambientes alimentares em tempos de
COVID-19

Com Dra. Neha Kandpur. Pesquisadora do Departamento de Nutrição -FSP/USP, Dr. William Cabral Miranda. Doutor em Geografia pela USP, Alicia Tavares (doutoranda FSP-USP) e Laura L Scaciota (graduanda FSP-USP) e autora do Guia Comércio de Alimentos Saudáveis
Coordenação: Dra. Camila Borges, pós-doutoranda do Departamento de
Nutrição- FSP/USP
Para assistir: meet.google.com/geg-eguo-vrw

20h30 – 21h30 – Formas de luta e resistência das mulheres para a
transformação do cotidiano e reprodução da vida
Com Dra. Lúcia Guerra, pós-doutoranda do Departamento de Saúde Ambiental, FSP/USP, Aila dos Santos doutoranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social – PUC/SP, Profa. Dra. Carmem Simone Grilo Diniz, Departamento de Ciclos de Vida, Saúde e Sociedade, FSP/USP e
Profa.Dra. Marlise Matos (UFMG/Núcleo de estudos e pesquisa sobre mulher).
Para assistir: meet.google.com/akk-zxaw-mbk

Realização: Comissão de Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública/USP