Parceiros

Ao longo de sua história, o Nupens fez parcerias com diversas instituições. Em todas elas, o intuito é fornecer evidências científicas para a promoção e elaboração de políticas públicas relacionadas à alimentação adequada, saudável e sustentável. Saiba mais sobre nossas cooperações.

Panelinha

Panelinha

O Nupens tem uma parceria formal com a editora Panelinha, comandada por Rita Lobo. Na colaboração, os cientistas do Núcleo atuam como consultores e revisores dos livros lançados pela editora, como “Comida de bebê”, “Cozinha a quatro mãos” e “Só para um”. Além disso, os pesquisadores participam, eventualmente, dos programas de Rita Lobo em seu canal no YouTube e no canal GNT, concedendo entrevistas sobre a ciência da alimentação saudável.

Idec

Idec

Importante organização da sociedade civil atuante no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor também estabeleceu colaboração com o Nupens. A parceria tem várias frentes, como a produção de evidências científicas para um projeto sobre sistemas alimentares no Brasil, apoio na agenda de advocacy pela alimentação saudável e, ainda, testes de modelos de rotulagem nutricional frontal, colaborando com as discussões coordenadas pela Anvisa.

Ministério da Saúde do Brasil

Ministério da Saúde do Brasil

A parceria do Nupens com o Ministério da Saúde é antiga e começou com sua habilitação como Centro de Referência de Alimentação e Nutrição, em apoio à Política Nacional de Alimentação e Nutrição, publicada em 1999. Dentre as dezenas de colaborações para produção do conhecimento científico que embasa políticas de saúde de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS), destaca-se a criação, em 2006, do Vigitel — um sistema de vigilância de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis. A ferramenta segue operando ininterruptamente, gerando informações valiosas para a ciência epidemiológica no Brasil.

Em 2014, o Nupens também elaborou o Guia Alimentar para a População Brasileira — um marco na história das políticas públicas de alimentação e nutrição no Brasil e no mundo. Saiba mais sobre o Guia na página dedicada ao tema.

Além disso, o Núcleo faz colaborações no delineamento de inquéritos populacionais que envolvem indicadores antropométricos ou de consumo alimentar, em conjunto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Organismos Internacionais

Organismos Internacionais

A internacionalização do Nupens inclui a colaboração regular com organismos internacionais envolvidos na agenda global de Alimentação e Nutrição, tais como Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).  

Em 2018, por exemplo, junto à Universidade de Montreal (Canadá), o Nupens elaborou o relatório Alimentos e bebidas ultraprocessados na América Latina: tendências, efeito na obesidade e implicações para políticas públicas, publicado pela OMS e pela OPAS. Em 2019, organizou o documento Alimentos ultraprocessados, qualidade da dieta e saúde usando a classificação NOVA, que reúne evidências científicas contrárias a alimentos ultraprocessados, publicado pela FAO.