COVID-19 na Região Metropolitana de São Paulo

A partir dos dados disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo sobre a COVID-19, o Observatório da RMSP consolidou informações que mostram a evolução até o momento e a tendência da dispersão da pandemia na metrópole. Foram incluídos dados de mortalidade e casos confirmados, além da taxa de ocupação de leitos e de internações por Região de Saúde (RS).

A RMSP é composta por seis Regiões de Saúde, sendo que a da capital lidera o número de mortes por 100 mil habitantes: até 06/07/2020 foram 64,32 mortes no total, dado que engloba bairros com grande diversidade e disparidades sociais e econômicas, dentro de um território com aproximadamente 12 milhões de habitantes. 
Número muito semelhante ao da capital é o da Rota dos Bandeirantes, atualmente com 64,81 mortes por 100.000 habitantes, no total, até o fechamento dos dados (06/07/2020). Barueri, com 84 mortes por 100 mil habitantes, e Osasco, com 75 mortes por mil habitantes, puxam para cima a taxa da região.

A RS de Rota dos Bandeirantes é marcada por disparidades sociais e econômicas e também pela desigualdade na disponibilidade de recursos e de investimentos em equipamentos de saúde. Além de Osasco e Barueri, essa RS é composta pelos municípios de Jandira, Carapicuíba, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.
O número de leitos por 100 mil habitantes tem mostrado uma tendência de aumento desde o início da pandemia, sendo as posições mais confortáveis na Capital e Grande ABC, conforme se pode observar nos dados disponíveis para consulta.

Vale destacar que calcular tendências e taxas em doenças infecciosas como a COVID-19 tem se mostrado uma difícil tarefa, devido à falta de padronização nas estratégias de testagem, o que acarreta em um grande número de subnotificações.

Nos próximos passos, a equipe de especialistas do Observatório da Região Metropolitana de São Paulo irá se debruçar sobre os dados de testagem, a fim de disponibilizar detalhes de como estão sendo feitos os testes de COVID-19 em cada prefeitura da RMSP. 


Um seminário online está previsto para breve, com a participação de especialistas sobre o tema, no qual será apresentado ao público uma leitura crítica dos dados compilados até o momento.

Deixe um comentário

Solve : *
24 + 4 =