Artigo sobre política de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

Artigo – A compreensão sobre as consequências e extensão da epidemia de Covid-19 não pode deixar de abordar diversos outros fatores, como a atuação dos diferentes níveis de governo e as consequências da interrupção de políticas em áreas estratégicas para a saúde, como medicamentos, equipamentos, disseminação de práticas terapêuticas, pesquisa e produção de vacinas, entre outras, que impactaram a forma como a pandemia se desenrolou no país e, por seguinte, na Região Metropolitana. Por sugestão do Prof. Moisés Goldbaum estamos divulgando o artigo Política de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&I/S): uma atualização para debate, que relaciona o tema com a pandemia de Covid-19.

Artigo: Política de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&I/S): uma atualização para debate

Autores
Reinaldo Guimarães, Carlos Medicis Morel, Érika Aragão, Julia Paranhos, Marisa Palácios, Moisés Goldbaum, Paulo Gadelha, Simone Kropf.

Resumo

O texto contém uma proposta atualizada de política de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Brasil e a pertinência da atualização decorre do desastre nas atividades nesse terreno verificadas no país desde o início do atual governo federal em 2019, bem como dos desafios colocados pela emergência da pandemia COVID-19 desde 2020. Ele está organizado em cinco seções, a saber: Pesquisa em Saúde; Inovação Produtiva; Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde; Propriedade Intelectual em Saúde; Novos desafios colocados pela Pandemia. Os autores fazem parte do Comitê de Assessoramento em Ciência, Tecnologia e Inovação da Abrasco.

Palavras-chave:
Política científica e tecnológica em saúde; Inovação em saúde; Avaliação e incorporação de tecnologias; Propriedade intelectual em saúde; Pandemia de COVID-19.

Link para o artigo completo no Scielo

Deixe um comentário

Solve : *
29 + 19 =