COVID-19 18 meses

Em agosto de 2021, decorridos 18 meses do início da pandemia, a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), composta por 39 municípios, ultrapassou as 67 mil mortes por COVID-19. Equivale ao desaparecimento completo da população inteira de uma cidade do tamanho de Embu-Guaçu. Se fosse um país, a RMSP seria o décimo oitavo com mais mortes, logo após a Polônia, mesmo que nesse caso fosse apenas o 59º em população (fontes: https://www.worldometers.info/coronavirus/?utm_campaign=homeAdvegas1?  e http://www.fsp.usp.br/observasaude/ ).

No dia 25 de agosto de 2021 às 14h, exatamente um ano e meio da confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, aconteceu o nosso segundo webinar sobre a COVID-19 na RMSP, ao vivo pelo canal do YouTube da Faculdade de Saúde Pública da USP. 

No Webinar COVID-19 na RMSP: 18 meses de Pandemia, o Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo (ObservaSaúde), sediado na Faculdade de Saúde Pública da USP, deu continuidade ao trabalho de oferecer aos gestores de saúde da RMSP e à população indicadores, análises e debates, entre outras ações, sempre visando o aperfeiçoamento das ações do Sistema Único de Saúde, o SUS. 

O webinar contou com  gestores e coordenadores da rede pública de saúde e professores da FSP-USP.  Foram apresentados dados atualizados de estudos que vêm sendo realizados pelo ObservaSaúde contemplando os eixos Condição de Vida e Saúde e Capacidade Instalada sobre como a situação da pandemia de Covid-19 na RMSP, quais os desafios impostos aos gestores do SUS até o momento, e quais os possíveis cenários para os próximos períodos.

Clique na pasta para acessar as apresentações

O evento foi aberto pelo Secretário Executivo do Observatório de Saúde da RMSP, Professor Álvaro Escrivão Júnior, seguido por falas da Diretora da DRS1 da Secretaria Estadual de Saúde Vânia Tardelli, pelo Professor Paulo Frazão São Pedro, Chefe do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP representando a Faculdade, pelo Dr. Geraldo Reple, Presidente do COSEMS-SP, e por Sylvia Christina Grimm, Diretora da CEInfo/SMSSP. Todas essas entidades são instituidoras do ObservaSaúde.

Em suas falas, todos frisaram a importância do evento, das pesquisas e da exposição dos dados sobre a Covid-19 na RMSP para que sejam analisados os próximos passos e desafios para lidar com a pandemia.

O Professor Eliseu Alves Waldmann iniciou sua apresentação mostrando os dados de média móvel de 7 dias da taxa de mortalidade entre abril de 2020 e junho de 2021 e de mortalidade por DRS, dado que foi aprofundado posteriormente e individualmente por Região de Saúde. Em seguida, apresentou dados sobre número de casos e óbitos por semana epidemiológica, taxa de mortalidade e taxa de letalidade por município, finalizando com o impacto demográfico do Coronavirus na RMSP, que em 2021 obteve número de óbitos maior que de nascidos vivos.

A Professora Marília Louvison trouxe informações importantes acerca da capacidade instalada, com dados sobre taxa de ocupação de leitos de UTI destinados à Covid-19, média móvel de 7 dias do total de leitos de UTI para Covid-19 e também número de leitos por 100 mil habitantes para a infecção, além da média móvel de 7 dias de pacientes internados em UTI para Covid. Após apresentação desse panorama, mostrou a produção hospitalar do SUS na RMSP por local de internação entre 2019 e 2021 e o grande aumento da proporção de mortalidade hospitalar e do tempo médio de permanência hospitalar devido à infecção pela Covid, especificando por região de saúde da RMSP nos dados de total de internações, uso de UTI, mortalidade, tempo médio de permanência e taxa de internação hospitalares. Por último, trouxe informações sobre cobertura vacinal e análise de vulnerabilidade e iniquidades presentes no uso e no acesso aos serviços de saúde, além de pontuar a subnotificação do marcador “raça/cor” para a infecção.

Terminando as exposições, tivemos Íris Vinha, Secretária Adjunta de Saúde de Mauá e Coordenadora Estadual da APSP, e Paula Bisordi, Coordenadora do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Covisa, demonstrando as diferenças e semelhanças dos municípios no enfrentamento da Covid-19.

Após as falas dessas prefeituras, a mesa do Webinar convidou a Professora Gerusa Figueiredo, do IMT-FMUSP, o Professor Jorge Kayano da FSPUSP e Instituto Pólis e o Dr. Pedro Dimitrov, fundador do ObservaSaúde, a comentarem os dados e a situação da pandemia.

Ao final, foi realizado um debate com a participação dos espectadores que nos escreveram suas dúvidas e sugestões durante as apresentações.

Deixe um comentário

Solve : *
30 ⁄ 15 =