São Paulo, 25 de Agosto de 2019

USP

Pós-Graduação (stricto sensu)

Faculdade de Saúde Pública

Linhas de pesquisa

Linha de pesquisa: Gestão ambiental e sustentabilidade urbana

Tendo como foco o ambiente urbano, tem o objetivo de aprimorar e aplicar conceitos de sustentabilidade por meio de estudos que permitam diagnosticar e contribuir com a gestão ambiental, interpretando as cidades como sistemas abertos, por sua influência e dependência de ecossistemas de suporte à vida, provedores de insumos, energia, serviços ambientais etc. São abordados a construção, implementação e avaliação de políticas, o planejamento e gestão ambiental intersetorial, em esferas públicas e privadas. Espera-se que a abordagem da pesquisa interfira positivamente em diferentes graus de intensidade, em escalas temporais e espaciais, no ambiente e na saúde humana, considerando o atendimento de necessidades atuais e a conservação de recursos para o atendimento de demandas de futuras gerações.

Orientadores: Arlindo Philippi Jr.; Eduardo Mario Mendiondo; Gabriela Marques Di Giulio; Helena Ribeiro; Leandro Luiz Giatti; Maria da Penha Vasconcellos; Paulo Cesar Xavier Pereira; Tadeu Fabricio Malheiros; Wanda Maria Risso Günther; Wanderley da Silva Paganini.

Linha de pesquisa: Gestão de sistemas urbanos e inovação tecnológica na perspectiva da sustentabilidade

Voltada ao estudo de processos de implantação e gestão de sistemas de saneamento e sistemas urbanos que possam interferir nos indicadores de saúde e qualidade de vida das populações. Envolve estudos sobre uso e qualidade dos compartimentos ambientais (água, ar e solo), vulnerabilidade e adaptação de sistemas e serviços de saneamento para o enfrentamento das intercorrências das mudanças globais e comportamentais da sociedade e sobre tecnologias ambientais sustentáveis na interface ambiente-saúde.

Orientadores: Arlindo Philippi Jr.; Ednilson Viana; Eduardo Mario Mendiondo; Gabriela Marques Di Giulio; João Vicente de Assunção; José Luiz Negrão Mucci; Marcelo Antunes Nolasco; Roque Passos Piveli; Tadeu Fabricio Malheiros; Wanda Maria Risso Günther; Wanderley da Silva Paganini.

 



Acesso Rápido ao menu

© 2019 - Pós Graduação – Faculdade de Saúde Pública – USP
Desenvolvido por Acadêmica Agência de Comunicação