São Paulo, 25 de Agosto de 2019

USP

Pós-Graduação (stricto sensu)

Faculdade de Saúde Pública

Critérios de ingresso

Processo seletivo 2020:

 

Perfil do candidato para o MP

O Programa de Mestrado Profissional stricto sensu Ambiente, Saúde e Sustentabilidade tem o objetivo de formar mestres para as exigências do mundo atual, voltados para o desenvolvimento de produtos e processos visando ao desenvolvimento de tecnologias e inovações para as necessidades socioambientais.

Espera-se que o candidato traga demandas de seu universo profissional para seus estudos universitários, seja para sua instituição de origem ou para situações análogas, visando a seu aprofundamento teórico e analítico.

Em consonância com a Portaria Normativa No. 17, do Ministério da Educação, de 28 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o MP no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, o MP volta-se para a capacitação de mestres profissionais habilitados para desenvolver atividades e trabalhos técnico-científicos em temas de interesse público, e justifica-se pela necessidade de capacitação e treinamento de profissionais destinados a aumentar o potencial interno de geração, difusão e utilização de conhecimentos científicos no processo produtivo de bens e serviços em consonância com a política industrial brasileira.

O MP tem como características:

  • Oferecido no período diurno com possibilidade de atividades em outros horários.
  • Não oferece em sua modalidade bolsa de estudos de agências como CAPES e CNPq. Espera-se que os profissionais vinculados ao mercado de trabalho sejam apoiados pela instituição de origem no desenvolvimento de sua pesquisa e seus produtos resultantes.
  • Solicita comprovante de liberação dos profissionais vinculados a instituições de origem.
  • Se estrutura por área de concentração, linhas de pesquisa, elenco de disciplinas, atividades complementares programadas e trabalho final – que deverão atender às necessidades de formação profissional.
  • Para além da dissertação de mestrado (obrigatória no M PRO ASaS), é esperado que o candidato desenvolva um produto como resultado da investigação realizada. Este produto pode ser o desenvolvimento de um método, manual de operação técnica, plataforma, software, protocolo experimental ou de aplicação em serviços, processos e técnicas, projeto de aplicação ou adequação tecnológica, protótipo para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits, projetos de inovação tecnológica, aplicativo digital, entre outros.

É importante lembrar que o MP não equivale a um MBA ou a um Programa de Pós-graduação lato sensu, como os cursos de especialização, uma vez que atende às necessidades de um programa de pós-graduação stricto sensu.



Acesso Rápido ao menu

© 2019 - Pós Graduação – Faculdade de Saúde Pública – USP
Desenvolvido por Acadêmica Agência de Comunicação