Epidemiologia

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da FSP/USP, Curso de Doutorado (PPG-Epi), foi aprovado pela CAPES em dezembro de 2013 com nota 5. Visa a formar pesquisadores, docentes e profissionais com excelência em epidemiologia, com capacidade de liderança e inovação na área e cuja atuação tenha impacto para a saúde pública.

Epidemiologia de doenças e agravos à saúde (LP1):

Esta LP se propõe a: 1) desenvolver estudos visando a identificar, quantificar e caracterizar os danos à saúde da população; 2) produzir conhecimento sobre a história natural de eventos relacionados à saúde; 3) avaliar a efetividade e segurança de intervenções programáticas ou tecnológicas.

Orientadores: Alexandre Dias Porto Chiavegatto, Ana Paula Sayuri Sato, Dirce Maria Trevisan Zanetta, Eduardo Massad, Elisabete Weiderpass Vainio, Eliseu Alves Waldman, Francisco Chiaravalloti, Fredi Alexander Diaz Quijano, Isabela Judith M Benseñor, José Eluf Neto, José Leopoldo Ferreira Antunes, Márcia Furquim de Almeida, Maria Anice Mureb Sallum, Maria Regina Alves Cardoso, Michel Satya Naslavsky, Paolo Bofetta, Patricia Helen de Carvalho Rondó, Paulo Andrade Lotufo, Paulo Rossi Menezes, Tatiana Natasha Toporcov, Sandra Roberta G. Ferreira Vivolo, Victor Wünsch Filho, Yeda Aparecida de Oliveira Duarte, Zilda Pereira da Silva.

Métodos e técnicas de análise em epidemiologia (LP2):

O método da epidemiologia (planejamento do estudo, condução do trabalho de campo, análise e preparação da divulgação dos resultados) exige estudo quantitativo dos eventos relacionados à saúde das populações. Esta LP compreende o aperfeiçoamento dos métodos epidemiológicos e estatísticos aplicados às investigações dos problemas de saúde, buscando obter resultados consistentes e precisos para sua aplicação no controle dos problemas de saúde.

Orientadores:Alexandre Dias Porto Chiavegatto Filho, Eduardo Massad, Fredi Alexander Diaz Quijano, Gizelton Pereira Alencar.

Critérios de ingresso

Processo seletivo 2020:

Resultado do Processo Seletivo

Edital

O ingresso no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia acontece em fluxo contínuo, ou seja, pode se efetuar no período de 2 de março a 31 de outubro de 2020.
A seleção de candidatos ao Doutorado em Epidemiologia ocorre em duas etapas (veja edital, onde constam informações sobre os documentos necessários para inscrição, procedimentos e critérios de seleção). A primeira etapa é eliminatória e consiste da análise do currículo do candidato e de projeto de pesquisa, que devem ser apresentados no momento da inscrição. O projeto poderá ser redigido em português, inglês ou espanhol. Candidatos que obtiverem aproveitamento de 70% ou mais estão habilitados para a segunda etapa, que consiste em uma arguição.
Os candidatos residentes fora da Grande São Paulo poderão participar da arguição na segunda etapa via webconferência ou Skype.

 

O PPG-DEpi solicitará oportunamente bolsas à Capes e CNPq a alunos matriculados no Programa.

Outros recursos, destinados a auxiliar alunos na participação em eventos bem como em publicações, poderão ser concedidos à medida que o curso de doutorado se consolide.

Resultado do processo seletivo de bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado

A comissão coordenadora do programa (CCP) acompanha conjunto de atividades realizadas no ambito do programa.

Titulares:

Prof.ª Dr.ª Fredi Alexander Diaz Quijano – coordenador

Prof. Dr. José Leopoldo Ferreira Antunes – suplente

Prof. Dr. Eliseu Alves Waldman  

Prof. Dr. Dirce Maria Trevisan Zanetta

Suplentes:

Prof.ª Dr.ª Ana Paula Sayuri Sato

Prof. Dr. Gizelton Pereira Alencar

Prof.ª Dr.ª Zilda Pereira da Silva

Mandato do Coordenador:

        08/abril/2020 a 07/abril/2022
Mandato:

19/agosto/2019 a 18/agosto/2021