Saúde Global e Sustentabilidade

O Programa de Saúde Global e Sustentabilidade (PPG-SGS), doutorado, iniciado em 2013, tem por objetivo formar docentes e pesquisadores com ênfase em políticas, sistemas e instituições internacionais de saúde global e ambiente sustentável; e em sustentabilidade, deslocamentos humanos e modos de vida no contemporâneo. Foi avaliado, em seu primeiro credenciamento, com conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Políticas, sistemas e instituições internacionais de saúde global e ambiente sustentável

Visa analisar a dinâmica dos processos de globalização sobre as políticas, sistemas e instituições relacionadas à saúde e ao ambiente sustentável, com ênfase nas novas funções do Estado, nos sistemas internacionais de proteção social, nos movimentos sociais internacionais e nas transformações dos perfis demográficos. Objetiva, também, realização de estudos críticos sobre relações e acordos internacionais; a diplomacia e os acordos externos de saúde e de meio ambiente, visando às seguranças sanitária, nutricional, alimentar e ambiental. Focará, outrossim, arcabouço normativo internacional, acordos internacionais, inovações tecnológicas e suas implicações locais e globais.

Orientadores: Claudia Maria Bógus, Deisy de Freitas Lima Ventura, Eliseu Waldman, Helena Ribeiro, Maria Rita Bertolozzi, Patricia Constante Jaime, Paulo Capel Narvai.

Metodologias estatísticas para a análise comparativa de fatores de risco, morbidade, mortalidade e sistemas de saúde dos países

Visa contribuir para a aplicação de metodologias estatísticas com o objetivo de analisar quantitativamente a situação de saúde dos países. O aumento da disponibilidade de dados e a melhoria da qualidade da informação em saúde têm permitido avanços importantes no conhecimento dos determinantes globais da saúde e das comparações dos serviços e sistemas de saúde. Algumas das áreas incluem: análise comparativa do custo-efetividade dos serviços nacionais de saúde, estudos multicêntricos que identifiquem os fatores de risco globais das doenças crônicas e infecciosas, aplicação de metodologias causais em saúde e análise de impacto de programas globais de saúde. Pretende, também, analisar criticamente a produção de dados internacionais.

Orientadores: Alexandre Dias Porto Chiavegatto Filho, José Leopoldo Ferreira Antunes, Paulo Capel Narvai.

Sustentabilidade e modos de vida

Visa, em uma perspectiva crítica e interdisciplinar, analisar questões e processos sociais nas interfaces e articulações entre ambiente, territórios construídos, sociedade e saúde. Volta-se às seguintes temáticas: inovações e adequações tecnológicas a diferentes contextos internacionais; deslocamentos humanos; políticas globais e locais e suas relações com riscos sociais e tecnológicos; consumos e construções de subjetividades; produção científica e comunicação. Volta-se, também, a estudos sobre desastres naturais e tecnológicos, impactos ao meio ambiente e à saúde e as tecnologias adequadas para remediação em diferentes contextos; experiências urbanas e reconstruções adaptativas.

Orientadores: Arlindo Philippi Junior, Carlos Augusto Monteiro, Gabriela Marques Di Giulio, Helena Ribeiro, Maria da Penha Vasconcellos, Rubens de Camargo Ferreira Adorno, Wanda Maria Risso Günther

Bolsas (Capes/CNPq) – Doutorado

As inscrições para concessão de bolsas de Demanda Social Capes/CNPq – Doutorado do Programa de Saúde Global e Sustentabilidade estarão abertas no período de 12 de agosto à 15 de agosto de 2019.

As inscrições serão realizadas na Secretaria do Programa, de segunda a quinta-feira, no horário das 9h às 12h e das 13h às 15h, mediante a entrega dos seguintes documentos:

Currículo Lattes do aluno, atualizado no último mês

Ficha de aluno (Janus)

Formulário de inscrição de bolsas

Declaração de ausência de atividade remunerada

Termo de Compromisso

Formulário Cadastro Capes

Bolsa Pós-Doutorado (Capes/PNPD) – 2019

Resultado

Edital retificado

Edital

A comissão coordenadora do programa (CCP) acompanha conjunto de atividades realizadas no ambito do programa.

Titulares:

Prof.ª Dr.ª Deisy de Freitas Lima Ventura – coordenadora

Prof.ª Dr.ª Helena Ribeiro – vice coordenadora

Prof.ª Dr.ª Gabriela Marques Di Giulio

Prof. Dr. José Leopoldo Ferreira Antunes

Suplentes:

Prof.ª Dr.ª Claudia Maria Bógus

Prof. Dr. Eliseu Alves Waldman

Prof.ª Dr.ª Patricia Constante Jaime

Prof.ª Dr.ª Wanda Maria Risso Günther

Mandato: 11/março/2019 a 10/março/2021

Discentes:

Keila Valente de Souza de Santana – titular

Mandato: 12/novembro/2019 a 11/novembro/2020

Aguardando homologação 

Contato: 

saudeglobal@fsp.usp.br