A  |  A+ |  A-
FRIDA MARINA FISCHER

2018 – Atual

Capacidade para o trabalho e envelhecimento funcional entre profissionais de enfermagem: determinantes e saída da profissão – um estudo de base populacional do Estado de São Paulo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Carmen Martinez em 15/03/2018.

Descrição: Introdução ? Capacidade para o trabalho é a condição física e mental que o trabalhador dispõe para fazer frente às demandas do trabalho. Ela é influenciada por vários fatores, incluindo a condição de saúde, características sócio-demográficas, características individuais de risco à saúde e fatores relacionados ao trabalho. O envelhecimento funcional precoce no trabalho é entendido como o comprometimento da capacidade para o trabalho que antecede o envelhecimento cronológico, e ele pode estar relacionado à ocorrência de desfechos negativos para os trabalhadores, incluindo a saída precoce da profissão. O trabalho de enfermagem é caracterizado por cargas físicas e mentais que podem desencadear processos de desgaste levando ao comprometimento da capacidade para o trabalho. Não existem estudos de base populacional do Brasil que avaliem os determinantes e consequências da capacidade para o trabalho / envelhecimento funcional precoce entre profissionais de enfermagem. Objetivo ? Avaliar o perfil de capacidade para o trabalho / envelhecimento funcional precoce no trabalho, seus determinantes e sua influência na intenção de saída da profissão entre os profissionais de enfermagem do Estado de São Paulo. Métodos ? Estudo de base populacional com corte transversal junto a uma amostra representativa de profissionais de enfermagem no estado de São Paulo. Os dados serão coletados por meio de questionários autoaplicáveis (características sócio-demográficas, do estilo de vida e ocupacionais, questionários Índice de Capacidade para o Trabalho, Escala Estresse no Trabalho, Desequilíbrio EsforçoRecompensa e Atividades relacionadas ao trabalho que podem contribuir para dor e/ou lesão). Os questionários serão notificados aos participantes por e-mail com link 4 para acesso a preenchimento pela Internet. Será feita análise das perdas utilizando o teste de associação pelo Qui-Quadrado para as variáveis categóricas e o teste tStudent para as variáveis quantitativas. Será verificada a confiabilidade dos questionários usados por meio do Coeficiente Alfa de Cronbach. A análise descritiva dos dados será por meio das médias, desvios-padrão, valores mínimos e máximos dos escores das variáveis contínuas e frequências e proporções para as variáveis qualitativas. Para verificação dos fatores associados à capacidade para o trabalho, envelhecimento funcional e intenção de saída da profissão serão realizadas modelagens univariadas e múltiplas. Os testes e as modelagens estatísticas serão definidas em função das características e distribuição de frequências das variáveis de estudo. Em todas as análises será utilizado o nível de significância de 5%. Descritores: capacidade para o trabalho, envelhecimento funcional precoce no trabalho, intenção de saída da profissão, saúde do trabalhador, ambiente de trabalho, condições de trabalho.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Frida Marina Fischer – Integrante / Maria Carmen Martinez – Coordenador.

2017 – Atual

A reabilitação profissional como mediadora da reinserção de trabalhadores afastados por doença

Descrição: A reabilitação profissional e a readaptação funcional são estratégias para reintegração de trabalhadores afastados por adoecimento incapacitante. O serviço de reabilitação profissional é oferecido ao segurado em gozo de auxílio-doença, insuscetível de recuperação para sua atividade habitual. Esta iniciativa sugere um conceito ampliado que visa o desenvolvimento de práticas intersetoriais e combina assistência social, reabilitação profissional e reinserção social. Este estudo visa caracterizar o processo de reabilitação profissional do Regime Geral de Previdência Social, via INSS, e a readaptação profissional de Regime Próprio de Previdência Social, via instituição pública de ensino, e as articulações para a efetividade na reinserção de trabalhadores afastados por doença. O Projeto visa descrever as características e fluxos do serviço de reabilitação profissional oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social e as ações de um serviço de readaptação profissional em uma instituição pública de ensino. Além disso, espera descrever fatores que influenciam o processo de reabilitação profissional e retorno ao trabalho entre segurados filiados ao Regime Geral de Previdência Social. Por fim, é esperado apresentar mecanismos de parceria institucional entre o INSS e a sociedade, com objetivo de estimular a reinserção profissional de segurados com histórico de incapacidade laborativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Frida Marina Fischer – Coordenador / Maria Silvia Monteiro – Integrante / Maria Luiza Gava Schmidt – Integrante / Maria Carmen Martinez – Integrante / João Silvestre da Silva Junior – Integrante / Cristiano Barreto Miranda – Integrante / Luciane Mourão de Oliveira – Integrante / Mariah de Jesus Faustino Silva – Integrante.

2017 – Atual

A vida por um fio: A prevenção de acidentes de trabalho próximos à rede elétrica.

Descrição: Os acidentes de trabalho junto à rede elétrica no Brasil são bastante significativos, de acordo com os dados do anuário estatístico da ABRACOPEL ? Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. O número total de acidentes é crescente. No período de 2013 a 2016, foram de 1038 a 1319. Deste total, aproximadamente 50% são acidentes de trabalho, envolvendo diferentes categorias profissionais com eletricistas, instalador de tv a cabo/ telefonia, pedreiro, pintor, soldador, serralheiro, instalador de painéis e fachadas, diaristas e empregadas domésticas, dentre outros. Estes acidentes são um desafio para a prevenção pois não são centralizados em uma única organização ou empresa, e nem fruto de um único tipo de vínculo empregatício, ocorrem com trabalhadores autônomos, terceirizados, com ou sem vínculo empregatício. O objetivo deste trabalho é realizar uma reavaliação dos acidentes mais recentes ocorridos no Estado de São Paulo e promover um trabalho de prevenção envolvendo diferentes agencias ligadas à energia elétrica. Pretende-se utilizar como método, o ?laboratório de mudanças?. O projeto encontra-se em fase de planejamento. Será submetido ao exame de qualificação dentro de alguns meses..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Frida Marina Fischer – Coordenador / Marcia Fajer – Integrante.

2016 – Atual

Identificação das estratégias para gestão do tempo entre vida pessoal e profissional de médicos residentes de um hospital público universitário de São Paulo, Brasil

Descrição: Objetivos gerais: Identificar as estratégias de gestão do tempo no cotidiano de médicos residentes de um hospital universitário de São Paulo, Brasil. Objetivos específicos- Comparar os períodos em que os residentes realizam plantões noturnos (previstos ou não na residência) com aqueles que não o fazem; Avaliar a percepção de qualidade, duração e locação do sono; a sonolência durante as atividades diárias; o tempo despendido com família, lazer e a percepção do aproveitamento deste; o tempo despendido com atividades práticas da residência, estudo e outros trabalhos;.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Frida Marina Fischer – Coordenador / RAFAEL AUGUSTO TAMASAUSKAS TORRES – Integrante.

2016 – Atual

Do Expossoma à Toxicologia Regulatória: um estudo temático sobre a exposição à elementos potencialmente tóxicos (EPTs) das famílias inseridas no arranjo produtivo informal da produção de joias e bijuterias de Limeira, SP

Descrição: Descrição: Auxílio à Pesquisa Processo FAPESP N⁰ 2016/11087-8 Resumo O município de Limeira – SP lidera o ranking de concentração de empresas do ramo de joias e bijuterias. A galvanoplastia faz parte do processo de fabricação destes acessórios e provoca a eliminação de inúmeras substâncias tóxicas no ambiente. Considerando-se as práticas de terceirização e informalidade adotadas no arranjo produtivo local (APL) da cidade, há a preocupação com as consequências destes processos para a saúde humana e ambiental. O presente projeto visa estudar, de forma temática, a exposição de famílias (homens, mulheres em idade fértil, crianças e adolescentes) inseridas no APL informal de bijuterias por meio da biomonitorização de elementos potencialmente tóxicos (EPTs) e elementos essenciais e seus efeitos à saúde, além de avaliar as condições sociais e de trabalho doméstico nas quais tais famílias se encontram, com respectiva avaliação do impacto ambiental da atividade. Será realizado um estudo preliminar sobre o número de famílias e o processo produtivo envolvido para avaliar, através de entrevistas, as condições socioeconômicas e os problemas de saúde desta população, por faixa etária. As análises das concentrações de biomarcadores serão feitas no sangue e na zona de respiração dos trabalhadores. Com isso, espera-se determinar possíveis associações entre os altos níveis dos EPTs encontrados no ambiente e seus postos de trabalho, no sangue e doenças relatadas nas entrevistas. Uma abordagem regulatória usará o Gap Análises no estudo. É também objetivo deste trabalho a consolidação da colaboração internacional com o HEALS (Health and Environment-wide Associations based on Large population Surveys), no que se refere ao estudo do expossoma, ainda não iniciado no Brasil, mas amplamente em curso na Europa e nos Estados Unidos. Financiador: FAPESP..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Frida Marina Fischer – Integrante / Maria Regina Alves Cardoso – Integrante / Kelly Polido Kanashiro Olympio – Coordenador / Maciel S Luz – Integrante / Ana Paula Sacone da Silva Ferreira – Integrante / Fernanda Junqueira Salles – Integrante / Nilson Antonio de Assunção – Integrante / Alexandre Luiz de Souza – Integrante / Bruno Lemos Batista – Integrante / Maria do Carmo de Oliveira Doria – Integrante / Francisco Jorge Ferreira – Integrante / Dimosthenis Sarigiannis – Integrante / Flávia Bosquê Alves Vieira – Integrante / Allan Santos de Oliveira – Integrante / Elizeu Chiodi Pereira – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.