FSP/USP esteve presente no 18º USP Escola

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP esteve presente no 18º USP Escola, que aconteceu em julho de 2019.  O Prof. Marco Akerman, do Departamento de Política, Gestão e Saúde, ministrou o curso “Saúde e Educação: diálogos sobre promoção da saúde nas escolas”.

Imagem: Foto durante a visita ao MASP/Marco Akerman.

A ementa proposta foi de que há muito que se fazer pela promoção da saúde nas escolas. Estudantes, Professores, Gestores, Pais e Comunidades têm muito para ajudar. Acesso a serviços de saúde quando necessário é muito importante. Entretanto, há um conjunto de ações que podem ser desenvolvidas para (1) mostrar as potencialidades dos estudantes, professores, gestores, pais e comunidades (2) enfrentar as causas dos problemas de saúde; (3) fortalecer as habilidades individuais e coletivas; (4) articular ações entre vários atores para buscar respostas dentro e fora da Escola; (5) fortalecer competências em promoção da saúde dos estudantes, professores, gestores, pais e comunidades. Este Curso pretende abordar estes temas em uma atmosfera de diálogo, a partir da apresentação e discussão das experiências dos participantes.inciativa da USP para promover interação e formação com a Educação Básica brasileira.

Uma das atividades do Curso foi a caminhada por São Paulo na detecção de sinais de promoção da saúde. A exposição Tarsila do Amaral no MASP também foi visitada na discussão sobre a interface entre arte e saúde.

O Encontro USP – ESCOLA é um programa que oferece gratuitamente cursos de atualização para professores de diversas disciplinas do ensino básico. Apresenta temas e abordagens diversificadas, procurando responder a demandas atuais da escola. O aprendizado é intensificado pela troca entre as vivências e práticas educacionais de professores e as diferentes propostas desenvolvidas na USP.  Buscamos: Apoiar-nos nas orientações do Conselho Nacional de Educação para o trabalho de atualização dos professores matriculados. Prover o apoio necessário ao trabalho do professor, mediante orientação e discussão de conteúdo e elementos didáticos.A disseminação para as escolas das práticas desenvolvidas em curso. O desenvolvimento de materiais didáticos, tanto práticos quanto teóricos, a serem utilizados nas escolas pelos professores-cursistas do Encontro.A produção e divulgação de conhecimentos.

Já participaram mais de 5 mil professores desde 2007. E este ano, o USP Escola deixou o Instituto de Física da USP – unidade que gerou e acolheu o programa por mais de 10 anos – rumo à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, para continuar crescendo e integrar cada vez mais áreas, dentro e fora da Universidade

Para mais informações acesse o site oficial do evento.

O 19º USP Escola está previsto para Janeiro de 2020.

Foto: Marco Akerman.

Fonte: Professor Marco Akerman.