Exposição no Museu de Anatomia do ICB-USP propõe diálogo entre a ciência e a arte

Interessados tem até o dia 18 de abril para visitar a mostra “Canteiros e Matrizes: uma catedral interior” da artista plástica Paula Gabbai

O Museu de Anatomia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) abriga, até o dia 18 de abril, uma exposição da artista plástica Paula Gabbai, doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. A mostra “Canteiros e Matrizes: uma catedral interior” é composta de desenhos, gravuras e esculturas relacionadas às estruturas do corpo humano.

As visitas podem ser realizadas de terça à sexta-feira, das 9h às 16h. A exposição é gratuita e recebe professores, funcionários e alunos da USP, além de público externo interessado.

Segundo a artista, a experiência tem sido positiva. “Estamos experimentando o potencial de uma exposição que une duas áreas do conhecimento. É parte do caminho a escuta das diversas impressões junto ao trabalho. A exposição também é um lugar onde o trabalho do artista continua se construindo”.

Além da exposição, também estão sendo organizados encontros de desenho, destinados a todos os interessados, sem pré-requisitos. Nesses encontros, os visitantes têm a oportunidade de ter contato com o acervo do museu por meio da prática livre do desenho. A próxima reunião será realizada no dia 15 de abril, das 14h às 17h.

Ao visitar a mostra, é recomendado entrar primeiro no Museu de Anatomia e, no final, conferir a exposição. “No acervo, há uma organização por sistemas, muito bem estruturada, que já traz elementos muito ricos entorno da forma e do desenho. Ao entrar na exposição, de certa maneira, as peças anatômicas já vistas são reconfiguradas através da imaginação e do sensível”, explica.

Exposição “Canteiros e matrizes: uma catedral interior”
Data: 19 de fevereiro a 19 de abril
Horário: terça a sexta, das 9h às 16h
Local: Museu de Anatomia Humana – ICB III (Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, São Paulo)
Aberto ao público

Fonte: Assessoria de imprensa do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.