A  |  A+ |  A-
Ruy Laurenti

2010 – Atual Estudo do Binômio Mãe-Filho: uma necessidade imperada para atingir os objetivos do Desenvolvimento do Milênio.

Descrição: Em 2010, a FSP/USP, sob os auspícios da FAPESP (Proc. 09/53253-8), deu inicio a realização desta investigação, que se propunha analisar dados relativos à mulher do momento em que engravida e durante a sua gestação até o parto e puerpério imediato, englobando também um estudo relativo ao produto desta gestação. Os objetivos foram: GERAL – Estudar o binômio mãe-filho por meio de prontuários/entrevistas com puérperas internadas em maternidades. ESPECÍFICOS – Avaliar a morbidade materna por causas obstétricas (direta e indiretas) e outras causas (naturais e externas), por meio de doenças/agravos ocorridos ou existentes durante a gravidez; Identificar variáveis que podem influir na saúde das puérperas, entre as quais, idade, com ênfase especial nas adolescentes, assistência pré-natal, número de gestações e partos anteriores, escolaridade, condição marital; calcular a razão de mortalidade materna para as maternidades estudadas; mensurar os produtos da gestação dessas mulheres segundo o tipo: nascido vivo, nascido morto e aborto, estudando algumas de suas características, como Peso e Apgar dos recém-nascidos vivos e a presença de anomalias congênitas e outras patologias que possam afetá-los. A população de estudo foi de mulheres internadas em hospitais selecionados e que tiveram como desfecho de suas gravidezes, parto ou aborto (incluindo gravidez ectópica e mola hidatiforme), em período determinado. A metodologia de trabalho consistiu em entrevistas com puérperas e consultas a dados do prontuário, livro da sala de parto e outros registros hospitalares, bem como, sempre que possível, da carteira da gestante.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (2).

Integrantes: Ruy Laurenti – Coordenador / Sabina Léa Davidson Gotlieb – Integrante / Heloisa B. V. Di Nubila – Integrante / Maria Helena Prado de Mello Jorge – Integrante / Ruy Laurenti – Integrante.

 

2013 – Atual Mortalidade e Morbidade por Septicemia.

Descrição: Vem sendo descrito o aumento da mortalidade e da morbidade por septicemia, esta ultima principalmente nos Estados Unidos. A presente pesquisa se propõe a descrever a situação no Brasil e, principalmente, uma analise critica da mortalidade, pois esse diagnóstico não deve ser considerado causa básica da morte. Pretende-se, dependendo da disponibilidade de dados, fazer a analise por regiões do Brasil.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.