Urbansus IEA-USP: encontro acadêmico “Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030”

Alunos da Escola de Aplicação da USP participam de  atividades da Semana do Meio Ambiente. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Encontro Acadêmico “Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030” acontece nos dias 16 e 17 de março de 2021, das 9h às 17h, com transmissão ao vivo pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Nesses encontros, o objetivo será refletir a atuação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Área de Ciências Ambientais (CiAmb) no processo de incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Foram convidados os PPGs em Ciências Ambientais de excelência, consolidados e representativos regionalmente, incluindo os programas em rede, para apresentação e discussão da produção de conhecimento por meio de pesquisas em curso e resultados de pesquisas anteriores, contribuindo para o fortalecimento das redes de pesquisa nacionais e o alinhamento da ciência brasileira aos anseios internacionais, manifestados pela Agenda 2030. Em consonância com esforços desenvolvidos pela comunidade cientifica da CiAmb, o debate contribuirá também para mapear e qualificar os impactos e a relevância ecossocioeconômica dos PPGs à sociedade, como parte dos esforços para promoção de uma ciência cidadã.

O evento está estruturado em seis mesas-redondas voltadas a relacionar os 17 ODS às pesquisas dos PPGs em Ciências Ambientais, além de um painel expositivo sobre o impacto e a relevância dos PPG na promoção do alcance desses objetivos e de uma oficina de trabalho para consolidação de resultados. Em adição, está prevista a organização de uma obra síntese em linguagem de divulgação científica.

O evento congregará coordenadores, professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação ligados às Ciências Ambientais, estimulando conexões interdisciplinares com outras áreas de conhecimento científico e possibilitando também o diálogo com outros saberes, sobretudo territoriais, o que caracteriza a visão transdisciplinar, o que fomentará o estabelecimento de parcerias entre participantes/pesquisadores, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação.

Os encontros são uma realização da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Regional de Blumenau (FURB), com apoio da Coordenação de Área em Ciências Ambientais, PAEP/CAPES, do Centro de Síntese USP Cidades Globais, do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP), do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (FSP/USP) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (FURB).

Os encontros contam com a participação de professores da Faculdade de Saúde Pública da USP. Confira a programação completa.

Mais detalhes no site do IEA-USP: http://www.iea.usp.br/eventos/impacto-ambientais-agenda-2030

Fonte: site do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP

Serviço:

“Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030”

Data: 16 e 17 de março de 2021

Transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo

Evento público, gratuito e com inscrição prévia.