A  |  A+ |  A-
XIII Ciclo de Atualização em Zoonoses inicia seu primeiro encontro do ano com nova tecnologia de controle do Aedes e a dengue, no dia 31 de março
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

O controle de Aedes aegypti não tem sido tarefa fácil. Além dos métodos rotineiros, já consagrados de eliminação de focos larvários, novas tecnologias têm surgido na tentativa de conter o aumento e avanço das arboviroses transmitidas por esse vetor. Atualmente uma das tecnologias mais promissoras é o uso de estações disseminadoras de inseticida (IGR), as quais se valem do próprio comportamento de oviposição em saltos para fazer as fêmeas de Ae. aegypti espalhar o inseticida piriproxifeno pelos criadouros existentes em sua área de vida. 

Para testar a efetividade dessa tecnologia na supressão populacional de Aedes aegypti, foi realizado um estudo piloto, de março a junho de 2020, em uma área urbana da cidade de São Paulo. Os resultados foram avaliados pelo uso de índices entomológicos, que serviram para comparar os níveis de infestação na área teste contra os índices da área controle durante o estudo.  

No primeiro encontro da série do XIII Ciclo de Atualização em Zoonoses, marcado para o dia 31 de março, das 9h30 às 11h, será apresentada a forma como o estudo foi concebido, sua metodologia e resultado. O encontro, com palestra do Dr Eduardo de Mais, Coordenador do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica da Divisão de Vigilância de Zoonoses (NVSIN/DVZ/COVISA), irá discutir o uso dessa tecnologia no contexto dos programas de controle do Aedes aegypti nos estados e nos municípios brasileiros.

Na sequência, o encontro discutirá o tema “Dengue, impactos, desafios e perspectivas no cenário da pandemia de COVID-19”, com a palestra da Dra. Ana Freitas Ribeiro, médica sanitarista do Serviço de Epidemiologia do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São.

A especialista vai analisar a incidência de dengue no Brasil e no estado de São Paulo, no contexto da pandemia de COVID-19, que trouxe muitos desafios para o controle de outras doenças. A queda na incidência de dengue será analisada, buscando entender se o indicador está de fato ligado a uma redução real, ou se  movimento seria apenas o aumento da subnotificação em razão do contexto da pandemia.

XIII Ciclo de Atualização em Zoonoses 

Data: 31 de março

Horário: das 9h30 às 11h

Tema 1: “Supressão Populacional de Aedes aegypti pelo uso de estações disseminadoras de inseticidas em áreas urbanas da cidade de São Paulo: um estudo de caso”

Palestrante: Dr. Eduardo de Mais, coordenador do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica da Divisão de Vigilância de Zoonoses (NVSIN/DVZ/COVISA) da Prefeitura da cidade de São Paulo.

Tema 2: “Dengue, impactos, desafios e perspectivas, no cenário da pandemia de Covid-19″

Palestrante: Drª Ana Freitas Ribeiro, médica sanitarista do Serviço de Epidemiologia do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e UNINOVE.

Imagem de Capa: Pixabay.