Seminário comemorativo ao Dia da Mulher:

Arte: Coordenação do evento.

“A Saúde da Mulher na Saúde Pública – 30 anos do PAISM”.

Assista aqui
ao evento, que ocorre agora no Auditório João Yunes da FSP/USP, ou entre no site do IPTV USP e, no menu à esquerda, clique menu "Hoje" e em seguida, no título do evento para poder assistir ao evento. O acesso é mais fácil pelos navegadores "Firefox" ou "Chrome".

O Seminário “A Saúde da Mulher na Saúde Pública – 30 anos do PAISM” tem como objetivo discutir as definiações conceituais, tendências epidemiológicas e estratégias de organização da assistência ao parto com base em evidências e em uma perspectiva centrada na mulher.

Data: 13/03/2014 das 9H às 18H
Local: Faculdade de Saúde Pública/USP - Auditório João Yunes - Av. Dr. Arnaldo, 715 - São Paulo - SP (Próximo à Estação Clínicas do Metro).
Coordenação Geral: Profa. Carmen Simone Grilo Diniz

Programação:

Manhã: Câncer de colo e de útero – Direitos das mulheres e Saúde Pública

• 9:00 – Abertura e boas vindas
  • 9:15 - Introdução: porque este seminário, e o lugar das políticas de saúde das mulheres na Saúde Pública no Brasil - uma reflexão rápida sobre os 30 anos do PAISM. Profa. Simone Diniz / FSP-USP

• 9:30 –Epidemiologia dos cânceres femininos - Porque a incidência e a mortalidade por câncer de colo têm diminuído, e do câncer de mama tem aumentado? Um balanço das políticas de saúde e seus resultados. Faculdade de Saúde Pública  - Profa. Rosario Latorre
  • 9:50 – Câncer de colo e de mama – políticas de saúde da prevenção primária à quaternária – prof. Gustavo Gusso (SBMFC)

• 10:10 - Prevenção do câncer de colo e de mama, direito das mulheres à informação e escolha informada, e o lugar da mamografia e da vacina contra o HPV - Profa. Tânia Lago (FCM-SCMSP)
  • 10:30-10:45 - Coffee Break
  • 10:30 – 12:00h - Debate – coordenação: Maria Novaes (DMP-FM – USP)
    Comentário convidado:  Direitos humanos, escolha informada em saúde, e assistência não informada ou não consentida (Priscila Cavalcanti, GEMAS)
Tarde: Direitos das mulheres, modos de parir e a transição epidemiológica e nutricional

• 13:45h –– MicroBirth – Parto, microbioma e epigenética, e sua relação com as doenças crônicas (trailer-bônus, legendado uma campanha de saúde.

• 14:00 - Boas vindas e introdução: Direitos das mulheres, maternidade e o impacto da assistência ao parto na transição epidemiológica e nutricional: questões para a saúde pública – Profa. Simone Diniz / FSP-USP

• 14:15h – Filme: o Renascimento do parto (Érica de Paula, Eduardo Chauvet, 2013, 90´)

• 15:45 – Coffee-break
  • 16:00 – 18:00 - Debate – coordenação profa. Camilla Schneck (EACH)e Sônia Lansky
    Comentários convidados:
    - Violência obstétrica e direito das mulheres à informação e ao consentimento informado no Brasil (Defensoria Pública)
    - Iniciativas do Judiciário para mudança nas práticas de assistência (OAB Mulher)
    - Os movimentos sociais pelas mudanças nas práticas de assistência (Rede Parto do Princípio)
    - Parto e Direitos Sexuais e Reprodutivos (Artemis)
    - O que o SUS tem a ver com isso: uma visão a partir da gestão municipal (Sonia Lansky-PMBH)
    - Representante da SMS-PMSP: ações da PMSP para melhorar o acesso ao parto fisiológico (CPNs, cronograma do cumprimento das resoluções da Conferência Municipal de Saúde/2013) A confirmar
Haverá transmissão do evento ao vivo pela Internet (IPTV-USP);

Informações: www.fsp.usp.br

• Acesse aqui o Link para inscrição no seminário.

Será fornecido certificado aos inscritos e participantes do evento.

Não haverá estacionamento disponível na FSP/USP.

Realização e apoio:

• Comissão de Cultura de Extensão da Faculdade de Saúde Pública/USP
  • Departamento Saúde Materno-Infantil da FSP/USP em conjunto com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e organizações da sociedade civil.