II Encontro: Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação do Centro de Saúde da FSP USP.

Imagem: Logotipo da Semana Mundial da Amamentação.

Data: 01 a 02/08/2016.

Anualmente, a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) realiza a Semana Mundial de Aleitamento Materno, um veículo para promoção da amamentação. Oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. Em 2016, o tema é “Aleitamento materno: presente saudável, futuro sustentável”, visando informar como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionam-se com a amamentação e a alimentação infantil, elucidando a amamentação como um componente-chave do desenvolvimento sustentável.

Os ODS têm como objetivo promover uma parceria para a erradicação da extrema pobreza ampliando o alcance das ações desenvolvidas para atingir as metas do milênio. Embora, o aleitamento materno não seja um dos 17 ODS a serem alcançados até 2030, é impossível pensar o cumprimento de muitos deles sem citar a amamentação.

Nesse sentido, neste ano, a revista The Lancet publicou uma série sobre amamentação, apontando o Brasil como referência mundial no tema. A publicação concluiu que mais investimentos em amamentação poderiam representar um acréscimo de $ 300 bilhões à economia global, além de salvar a vida de pelo menos 800 mil crianças por ano em todo o mundo.

Em 2015, o Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CSEGPS) realizou o I Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação que contou com mais de 250 participações, agregando famílias, profissionais, estudantes e funcionários da Universidade e crianças da creche Saúde. Frente à atualidade e importância do tema, será realizado o “II Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação”, que visa problematizar a situação do aleitamento no Brasil, na perspectiva dos ODS, bem como fortalecer a discussão do tema entre a sociedade e comunidade USP.

Programação e locais:

Dia: 01/08 - Anfiteatro Paula Souza - Seminário “Aleitamento Materno e Desenvolvimento Sustentável: avanços e desafios no contexto brasileiro

• 13h30: Recepção
  • 14h: Abertura – Prof. Carmen Simone Diniz (Livre-docente da FSP/USP).
  • 14h10: “Presente saudável, futuro sustentável” - Marina Ferreira Rea (Membro da IBFAN, Consultora do Ministério da Saúde e membro do Comitê Nacional de Aleitamento Materno).
  • 14h50: “Políticas e Tendência do Aleitamento Materno no Brasil”- Sonia Isoyama Venâncio (Pesquisadora do Instituto de Saúde, Consultora do MS e membro do Comitê Nacional de AM)
  • 15h30: Pratas da Casa: “Influência do apoio ao aleitamento materno oferecido pelas maternidades” - Adriana Passanha e “Influência do uso da chupeta na amamentação exclusiva” - Gabriela Buccini (Doutorandas em Nutrição em Saúde Pública – FSP/USP).
  • 16h10: “Banco de Leite Humano e o apoio à amamentação” - Maria José Guardia Mattar (Pediatra/Neonatologista, Consultora Estadual da Coordenação Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno/MS, Coordenadora da Rede Paulista de BLH/SES, Assessoria Técnica Rede de Proteção à Mãe Paulistana/Rede Cegonha/SMS; Membro do Departamento Cientifico de AM da Sociedade de Pediatria de São Paulo).
  • 16h50: “Publicidade, marketing e amamentação” - Débora Regina Magalhães Diniz (Cofundadora do Movimento Infância Livre do Consumismo e membro da Rebrinc).
  • 17h30: Fechamento.

02/08
– Sala Walter Belda - “A Universidade convida as famílias para celebrar a amamentação

• 8h30: Recepção
  • 9h: Roda de conversa com o tema “Aleitamento materno: presente saudável, futuro sustentável” - Carlos Eduardo Corrêa (Neonatologista e pediatra do Espaço Nascente).
  • 10h30: Oficina de Shantala com Ana Lúcia de Moraes (Bióloga do CSEGPS/FSP/USP).
  • 11h30: Exercícios para a grávida e o grávido. Vamos à prática? - Cristina Bernat (Enfermeira do CSEGPS/FSP/USP) e Cauê Bernat (Educador físico).
  • 12h30: Piquenique e slingada no jardim com Rosângela Alves (Sampa Sling).
  • 14h: “Alimentação complementar e Baby Led Weaning” com Viviane L. Vieira (CSEGPS/FSP/USP) e Dione Pavan (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo).
  • 15h30: Dança Materna com Tânia Silva e Pâmela Morimoto (Dança Materna).
  • 16h30: Show “Vida de Criança” com Isadora Canto (Acalanto e Materna em Canto).

Equipe de organização:
Viviane Laudelino Vieira e Samantha Caesar de Andrade (CRNutri/CSEGPS/FSP/USP); Adriana Passanha, Gabriela dos Santos Buccini, Gláubia Rocha Barbosa Relvas, Lucimeire Brockveld e Naiá Ortelan (Doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública).

Local: Faculdade de Saúde Pública. Av. Dr. Arnaldo, 715. Pacaembu. São Paulo. SP. Próximo à estação de metrô Clínicas. Não será disponibilizado o estacionamento.

Serão fornecidos certificados somente para a participação no seminário, que necessita de inscrição prévia.

• Faça aqui, a sua inscrição para o Seminário “Aleitamento Materno e Desenvolvimento Sustentável: avanços e desafios no contexto brasileiro" dia 01/08/2016.

Contato: amamentacao.fsp@gmail.com

Realização:  CRNutri (Centro de Referência para a Prevenção e Controle de Doenças
Associadas à Nutrição) - CSE Geraldo de Paula Souza - FSP/USP

Apoio: Comissão de Cultura e Extensão da FSP/USP e Maternidade Sem Neura.