Seminário 100 anos da FSP discute "Alimentação saudável e sustentabilidade"

Imagem: Pixabay.

A Comissão de Preparação das Comemorações do Centenário da FSP/USP, com apoio da CCEx realizará o Seminário "Alimentação saudável e sustentabilidade" como parte do "Ciclo de Seminário em Comemoração aos 100 Anos da FSP/USP - FSP/USP Sem Muros".

Resumo da Palestra:

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTABILIDADE

Carlos Augusto Monteiro e Josefa Garzillo

"Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias - com grande variedade de alimentos, predominantemente de origem vegetal e oriundos de sistemas ecológicos de produção - e evite os ultraprocessados". Compreender as relações entre nutrição, saúde humana e sustentabilidade ambiental é o primeiro passo na elaboração de recomendações alimentares que promovam saúde e bem-estar não só da espécie humana, mas da biodiversidade como um todo.

A qualidade, a disponibilidade e o provisionamento estável dos alimentos no longo prazo dependerão da capacidade de sustentação da vida que os sistemas ecológicos possuírem. Por isso, as pessoas precisam ser informadas de que as escolhas alimentares devem compatibilizar saúde e cuidado ambiental, bem como das consequências da não observação deste princípio. A sustentabilidade lato sensu não é uma propriedade individual, mas propriedade de toda a rede.

O Guia Alimentar para a População Brasileira é um exemplo singular de como entrelaçar os temas de nutrição com outras questões de interesse da sociedade, tais como respeito às culturas, justiça social e equilíbrio ambiental. As recomendações do guia tiveram por objetivo orientar as pessoas como nutrir e sustentar o corpo e também a mente, protegendo o planeta (Figura).

Os impactos positivos dos padrões alimentares saudáveis sobre os três elementos deste modelo - corpo, mente e planeta - são evidenciados quando a sustentabilidade é tomada no seu sentido pleno e considera os diversos aspectos do bem-estar da espécie humana. Sem dúvida, tal integração torna o processo de elaboração do guia mais complexo, mas é possível criar recomendações exequíveis, esclarecendo falsos dilemas entre a prática da alimentação saudável e a sustentabilidade ambiental com proteção da diversidade biológica.

• Professor Carlos Augusto Monteiro

Data: 22/11/2017 - Quarta-feira - das 17 às 18h
Local: FSP/USP - Av. Dr. Arnaldo, 715 - Prédio da Biblioteca - sala de Videoconferência .

PROGRAMA:

- 15 minutos de apresentação na sala de Videoconferência (2º andar do prédio da biblioteca);

- 45 minutos de debate na sala de Aprendizado Eletrônico (ao lado da sala de Videoconferência - capacidade para 40 pessoas)

- As apresentações ficarão disponíveis em canal da FSP, no YouTube.

• Veja aqui, os outros Seminários que comporão o Ciclo de Seminários e serão realizados todas as quartas-feiras na FSP/USP, discutindo importantes temas da saúde pública para o país e para o mundo.

O evento é aberto a quaisquer interessados.

• Faça aqui, a sua inscrição.

Serão oferecidos certificados de participação e a FSP/USP não disponibiliza estacionamento aos participantes.

Somente os que se inscreverem neste site receberão os certificados.

Obs.:
para todos as palestras deste evento.