A  |  A+ |  A-
Atividades Integradoras

A complexidade e a diversidade nos cenários de atuação do Nutricionista exigem um novo delineamento curricular, superando a fragmentação dos campos de conhecimento que integram a formação profissional. Ao se considerar este desafio, são incluídas no Projeto Político Pedagógico do Curso de Nutrição as Atividades Integradoras que se realizarão até o 8º semestre.

Estas atividades com ênfase na educação interdisciplinar têm o propósito de favorecer a integração teoria e prática, buscando o diálogo permanente com os eixos curriculares do PPP. Nesta direção, ampliam-se as possibilidades de construção e significação de saberes e situações reais do exercício profissional do Nutricionista.

As atividades devem ser orientadas pelos seguintes objetivos centrais: compreender as múltiplas dimensões do campo da Nutrição e interrelações com outros campos do conhecimento; compreender a realidade social do País e do Sistema Único de Saúde; conhecer e vivenciar experiências nas principais áreas e nos diversos cenários de atuação profissional; compreender o processo de trabalho em saúde da perspectiva interdisciplinar e multiprofissional; construir uma visão crítica sobre a Nutrição, o Mundo do Trabalho e a Cultura; experimentar situações que contribuam para o (re) conhecimento da Profissão.

As atividades deverão ser planejadas coletivamente, cuja programação será de responsabilidade dos docentes das disciplinas de cada semestre letivo. Serão realizadas com uma periodicidade quinzenal, tendo um calendário semestral específico. Entre as atividades a serem desenvolvidas estão: seminários temáticos, palestras, conferências, observação; estudo do meio, grupos de estudos, oficinas, eventos culturais, entre outras.

Para o desenvolvimento das atividades, através de diferentes estratégias, recomenda-se considerar o Método da Problematização (Freire; Maguarez), que compreende da investigação direta da realidade, seguida da teorização e da elaboração de propostas de ações a serem desenvolvidas frente ao problema inicial trabalhado (ação-reflexão-ação).