A  |  A+ |  A-
Plataformas e Aplicativos

Recursos para videochamadas

Google Meet

Aplicativo da Google para programar videochamadas. Uma das vantagens é de poder convocar os alunos da disciplina diretamente pelo e-mail USP deles para a chamada marcada antecipadamente.

Zoom

Plataforma para videochamadas. Uma desvantagem é de se a pessoa não for cadastrada, o limite de tempo para cada chamada ser de 40 minutos.

Conferência Web

É uma plataforma para videochamadas a partir de dois participantes. Nela, é possível compartilhar áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela do computador. É possível fazer reuniões com mais de 75 pessoas. Neste caso, a plataforma oferece a opção de transmissão ao vivo também.

 

Recursos para utilizar em videochamadas

Mentimeter

Um aplicativo com apresentações interativas. A audiência se conecta com a apresentação da videochamada e podem responder as perguntas em tempo real. Depois é possível o dono da apresentação exportar os resultados e compartilhá-los.

Kahoot

É uma plataforma que promove jogos de quiz. Os questionários são criados pelos professores. Os resultados saem em tempo real e é uma ferramenta de aprendizado com a possibilidade de ser utilizada em aula remota, pois cada aluno pode acessar de seu próprio dispositivo o questionário.

Jigsaw

É um método colocado pela plataforma. Ele consiste em dividir a sala em grupos para eles trabalharem partes de algum assunto ou tema de aula para depois todos os participantes se juntarem e obterem um todo com apresentação de ideias e discussões.

 

Recursos para montar um material para estudos online

Screencast-O-Mastic

Esta plataforma permite gravar a tela, editar e compartilhar os vídeos. A versão gratuita possui limite de uploads (vídeos subidos para gravar ou editar).

 

Recursos interativos

SurveyMonkey

Uma plataforma especializada em montar questionários.

Padlet

Uma plataforma para criar quadros, documentos e páginas da web e compartilhar posteriormente. Tem a opção de ser algo colaborativo, ou seja, que mais pessoas podem colaborar com a montagem. É possível também adicionar fotos, documentos, links da web, vídeos e músicas nos quadros criados.
Mais informações podem ser encontradas neste vídeo.