A  |  A+ |  A-
Senha única e E-mail USP

Prezado aluno,

Seu e-mail e sua senha única são de fundamental importância para sua vida acadêmica na USP. Eles são as portas de acesso para diversos serviços da USP, como a rede sem fio Eduroam, VPN (Virtual Private Network), consulta as bases bibliográficas e ao Sistema Acadêmico JupiterWeb.

Note que todas as mensagens de interesse acadêmico, tais como informativos, notas e frequências, períodos para inscrição de bolsas de estudo, serão enviadas apenas para o seu e-mail institucional @usp.br. Assim, seguem as instruções de como obter seu e-mail institucional, sua senha única e o acesso ao Sistema JupiterWeb.

1) Criação da Senha Única

 

a) Acesse o endereço https://id.usp.br, clique em “Primeiro Acesso” e informe seu número USP e o e-mail alternativo e siga as instruções de validação para criar a sua senha única.
b) O número que está na sua carteirinha provisória não é o seu número USP e sim da FUVEST ou SISU. Observe que o seu número USP está impresso no seu comprovante de matrícula.
​​
c) Caso seu número USP não tenha 8 dígitos ou se você mudou seu e-mail após sua inscrição no vestibular ou no processo seletivo, dirija-se a seção de alunos de sua unidade para as respectivas soluções
2) Criação do E-mail Institucional
a) Entre novamente em http://id.usp.br e utilize o botão “Autenticar” com sua senha única para criar seu e-mail @usp.br.

b) Após a criação do e-mail institucional, o acesso deve ser realizado por meio do endereço http://email.usp.br

3) Acesso ao Sistema JúpiterWeb

Após a criação da senha única, você poderá acessar o sistema JúpiterWeb disponível no portal de sistemas http://uspdigital.usp.br.
Entretanto, isso dependerá de alguns procedimentos de sua unidade para finalização das matrículas das respectivas listas de chamadas.