A  |  A+ |  A-
Pesquisa da FSP USP com ICB USP avalia a ação de biomolécula no sistema nervoso de animais saudáveis e obesos

Imagem: Pixabay.

Avaliar a ação de uma biomolécula que os cientistas chamam de “CART” (do inglês “cocaine and amphetamine regulated transcript”), amplamente distribuída no sistema nervoso central, é o objetivo do estudo “Central action of CART induces neural activation in the pararventricular and dorsomedial hypothalamus of diet-induced obese and lean mice“, de autoria de Deborah de Paula Romeu, Luciene Maria Ribeiro e Vagner Roberto Antunes – uma aluna do curso de Graduação em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e dois pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP – publicada na revista científica europeia “Neuroscience Letters”.

O CART está naturalmente presente no sistema nervoso e essa biomolécula influencia, dentre outras funções, a ingestão alimentar e também a pressão arterial. A literatura científica mostra que o CART, quando injetado no sistema nervoso de roedores, leva a aumentos significativos na pressão arterial. Estudos prévios também demonstraram que camundongos obesos e hipertensos apresentam uma expressão aumentada de CART no hipotálamo (uma região do sistema nervoso), sugerindo que o CART possa estar relacionado ao surgimento de hipertensão na obesidade.

Observando isto, os pesquisadores avaliaram então as possíveis diferenças entre a ação dessa biomolécula em animais saudáveis (bem nutridos) e em obesos.

Os estudos foram realizados no ICB/USP, com camundongos machos. Os animais foram separados em dois grandes grupos: eutróficos (saudáveis, alimentados com ração comum), e obesos (alimentados com uma ração rica em gorduras). Ambos os grupos receberam uma microinjeção de duas doses diferentes de CART, diretamente no sistema nervoso central. Os cérebros desses animais foram observados pela técnica de imunohistoquímica para detectar a proteína FOS, uma forma de identificar os neurônios que foram ativados pelas microinjeções.

A administração de CART resultou na ativação de neurônios em regiões do hipotálamo importantes para o controle do metabolismo, bem como da função cardíaca. Os animais obesos que receberam a maior dose de CART apresentaram mais neurônios ativados do que os animais saudáveis.

Portanto, os pesquisadores concluíram que a ação do CART parece ser mais efetiva no sistema nervoso de camundongos obesos, o que, segundo os autores, “é um indicativo de que o CART deve desempenhar um papel fundamental nas alterações fisiológicas que ocorrem em quadros de obesidade”. Esses resultados nos possibilitam compreender melhor os mecanismos fisiológicos envolvidos nas doenças que podem ser causadas por uma má nutrição (nesse caso a obesidade e a hipertensão), além de abrir caminho para o desenvolvimento de novas terapias no futuro.

Esse estudo foi conduzido no Laboratório de Controle Neural da Circulação do ICB-USP, sob orientação do professor Vagner Roberto Antunes e teve apoio financeiro da FAPESP.

Esta publicação é fruto dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) implantados no curso de graduação em nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Esta nova dinâmica pedagógica já gerou duas publicações em periódicos científicos internacionais e tem potencial para gerar futuros artigos.

Mais informações e entrevistas para a imprensa, com a Assessoria de Comunicação da FSP/USP, pelo tel.: (11) 3061-7882 ou pelo e-mail: imprensafsp@fsp.usp.br