HOJE – Evento na FSP/USP aborda vírus do Nilo Ocidental e febres oropouche e mayaro. Assista agora ao vivo via Internet.

Imagem: Pixabay

O Departamento de Epidemiologia da FSP/USP, em parceria com o Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses daPMSP/SP, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública/USP, realizará no dia 31 de outubro de 2018, mais um seminário do X Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública.

Veja a programação:

• 9h – 10h15: Vigilância do vírus do Nilo Ocidental, com Dr. Jansen de Araujo, do Laboratório de Virologia Clínica e Molecular e do Departamento de Microbiologia/USP.
    O vírus da Febre do Nilo Ocidental (West Nile virus) pertence à mesma família do vírus Zika, e tem causado preocupações as autoridades da área da saúde. O WNV é transmitido por mosquitos e tomou grandes proporções em 1999 quando foi detectado nas Américas (EUA), dispersando-se rapidamente até as Américas Central e do Sul, com indícios de recente circulação no Brasil. O maior estudo de monitoramento de WNV no Brasil tem sido conduzido desde 2004 pela equipe do ICB II/USP. A constante vigilância desse agente no Brasil é fundamental para que medidas de controle e prevenção sejam tomadas.

• 10h30 – 12h: Epidemiologia do Oropouche e Mayaro, com Dra. Ana Freitas Ribeiro, Médica Sanitarista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas – Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.A palestra abordará os aspectos clínicos e epidemiológicos das doenças no Brasil, bem como os desafios para o controle dessas doenças.

Evento aberto e gratuito. Inscreva-se aqui!

Local: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública da USP (Av. Dr. Arnaldo, 715 – SP).

• Transmissão ao vivo pelo IPTV USP | Acesso aberto e gratuito.

A FSP/USP não disponibiliza estacionamento aos participantes.