Criada Comissão de Direitos Humanos e Ética na FSP/USP

A promoção de eventos relacionados ao tema e a criação de um Código de Ética e Proteção de Direitos Humanos são os principais objetivos da nova comissão.

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP conta agora com uma Comissão de Direitos Humanos e Ética, cujo intuito será promover políticas educativas e culturais sobre direitos humanos e igualdade de gênero e realizar vigilância e supervisão do ambiente ético e de respeito aos direitos humanos na Instituição.

A Comissão foi instituída pela portaria DIR 011/2018, do Prof. Oswaldo Tanaka, diretor da FSP/USP, e será composta pelo Prof. Fernando Aith, na condição de presidente; Prof. Carmen Simone Grilo Diniz, vice-diretora da FSP/USP; Prof. Deisy Ventura; Prof. Ivan França Junior; Isabel Figueiredo Pereira, como representante dos alunos de graduação; Nanci Ávila, como representante dos funcionários; e Marlene Trigo como assistente comunitária.

A Comissão será composta por quatro docentes, uma representante da graduação, uma representante dos funcionários e uma assistente comunitária. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

O presidente do grupo, Fernando Aith, docente do Departamento de Política, Gestão e Saúde, explica que a ideia da Comissão é organizar eventos relacionados ao tema dos direitos humanos e da ética, não só ligada à pesquisa, mas também a que permeia as relações interpessoais que ocorrem na Faculdade. Além disso, a Comissão de Direitos Humanos e Ética da FSP/USP tem como meta elaborar um Código de Ética e Proteção de Direitos Humanos da FSP/USP, instituindo algumas regras de convivência, em que os direitos humanos, sobretudo o direito à liberdade, a tolerância e a promoção de um ambiente social saudável e mais equitativo sejam os horizontes desse Código.

Para o Prof. Fernando, “construir uma cultura de tolerância e proteção de direitos humanos é uma das funções da universidade pública”.

A Comissão convida toda a comunidade FSP/USP para participar do processo de construção dessa cultura.

Por Rafaella Carrilho – Assessoria de Comunicação da FSP/USP.