A  |  A+ |  A-
8º. Seminário Estadual Água e Saúde: “Segurança e potabilidade da água em tempos de incertezas climáticas”

Imagem: Cartaz do evento.

Os SEMINÁRIOS ÁGUA E SAÚDE, iniciativa conjunta do CVS e da Faculdade de Saúde Pública da Universidade São Paulo (FSP/USP), firmam-se desde 2011 como fórum de excelência em São Paulo para divulgar e promover o debate relativo aos avanços e desafios que a sociedade obteve ou enfrenta no tocante à água que consome. O seminário é voltado para profissionais das diferentes esferas do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos órgãos de Meio Ambiente, de Saneamento e de Recursos Hídricos, estudantes e pesquisadores das universidades, representantes da sociedade civil, além de especialistas de outras instituições públicas e privadas que tenham interface com o tema. Os seminários ocorrem tradicionalmente em novembro, na capital ou outros municípios do estado para um público de cerca de 300 pessoas, com transmissão ao vivo e gravação das apresentações.

Entre 08 e 09 de novembro, será realizado o 8º. Seminário Estadual Água e Saúde, nas instalações do SESC, na cidade de Santos, que neste ano terá como tema a “Segurança e potabilidade da água em tempos de incertezas climáticas”, uma afirmação da potabilidade como conquista civilizatória e condição essencial para promover e proteger a saúde coletiva, que deve ser levada em conta quando se prenunciam fenômenos climáticos incertos. Tema caro aos que lidam com a gestão integrada dos recursos hídricos e com políticas de saúde pública, a potabilidade e a segurança da água se impõe no contexto do desenvolvimento sustentável e da saúde como direito de todos, influenciando diretamente o acesso universal a esse bem.

Fruto de ampla interlocução, o CVS e a FSP/USP partilham a organização do evento com diversas outras instâncias de notória interface com o tema água, como a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, Comitê Permanente para Gestão Integrada da Qualidade da Água no Estado de São Paulo e o Serviço Social do Comércio (SESC).

A programação do seminário pode ser acessada clicando-se aqui e o seu cartaz pode ser baixado aqui.

Fonte: Profa. Adelaide Nardocci.