Evento na FSP USP aborda “As mãos da limpeza: Raça, gênero e higienismo sob a ótica da sexualidade das mulheres negras”

Foto: Divulgação.

O Dept. Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade — FSP/USP realizará  o evento “Nos Quarteirões da Higiene“, que neste mês de novembro, terá como tema: “As mãos da limpeza: Raça, gênero e higienismo sob a ótica da sexualidade das mulheres negras”.

Palestrante: Ana Paula Silva – Doutora em Antropologia pelo Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense.

Ana Paula da Silva é Doutora em Antropologia Cultural pelo o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, (PPGSA/IFCS/UFRJ), onde, defendeu tese que foi publicada em livro em 2014 pela Editora EDUFF, intitulada “Pelé e o complexo de vira-latas: discursos sobre raça e modernidade no Brasil”.

Tem mestrado em Sociologia e Antropologia no PPGSA/IFCS/UFRJ, com o título “Menino do Rio: cenários do negro na propaganda” defendida em 2000. Possui graduação (IFCS/UFRJ) e licenciatura em Ciências Sociais (Faculdade de Educação/UFRJ). É pós- doutora pela a Universidade de São Paulo (USP) e trabalhou sob a supervisão da Profa. Dra. Laura Moutinho onde desenvolveu a pesquisa, com apoio da FAPESP, intitulada “O que a brasileira tem?: estudo sobre “cor” e sexualidade entre mulheres brasileiras e homens estrangeiros”.

Foi integrante do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS). Foi integrante do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos sobre marcados sociais da diferença (NUMAS) da USP. Atuou como professora visitante da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Instituto Federal de Ensino Superior (INFES), onde é lotada no Departamento do PCH. Atua nos campos de ensino, pesquisa e extensão na Licenciatura Interdisciplinar da Educação do Campo. É professora colaboradora do Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Antropologia Social, uma parceria realizada entre o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ).

Participa de pesquisas nas áreas de relações raciais, gênero, sexualidades trabalhando com as temáticas sobre o turismo sexual, prostituição e tráfico internacional de pessoas em conjunto com o antropólogo e professor da UFRJ, Thaddeus Gregory Blanchette.

É pesquisadora do LeMetro/UFRJ e integra o projeto de extensão “Observatório da Prostituição” (OP). Atualmente faz parte do Comitê de Gênero e Sexualidade da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e também é Presidenta do Coletivo Davida.

Data: 21 de novembro de 2018, 17 horas.

Local: Auditório Paula Souza — Faculdade de Saúde Pública — USP Av. Doutor Arnaldo, 715, SP (metrô Clínicas).

Entrada livre.

Certificados no local.

Apoio: Comissão de Cultura e Extensão — FSP/USP.