Disciplina de Pós-graduação em Saúde Pública contou com a colaboração de quatro professores estrangeiros

International School on Chronobiology and Working Life foi oferecida entre os dias 5 e 9 de novembro, em período integral, com a colaboração de professores de diversas instituições, a saber: Profa. Debra Skene e Prof. Malcolm von Schantz da Universidade de Surrey, Reino Unido; Profa. Céline Vetter e Prof. Kenneth Wright Jr da Universidade do Colorado; Profa. Cibele Crispim da Universidade Federal de Uberlândia e Profa. Elaine Marqueze da Unisantos. Esta foi a quinta edição da disciplina, pela qual passaram quase 100 alunos, tendo sido oferecida em 2016 na Universidade de Estocolmo na Suécia.

A disciplina apresenta conceitos básicos sobre o chamado relógio biológico, o qual é o sistema de temporização endógeno responsável pela regulação das funções do organismo. O modo como a sociedade se organiza temporalmente, desde os horários de trabalho aos horários escolares, influencia a sincronização das funções do organismo ao que podemos chamar de relógio social. Uma ruptura nesse sistema temporal pode levar a vários transtornos, como pode ocorrer com um trabalhador noturno, por exemplo. Em nossa sociedade globalizada, o número de pessoas afetadas por rupturas em seu sistema circadiano temporal está crescendo, o que tornou o conhecimento de relógios biológicos relevante para a saúde pública.
Fonte: CRInt/FSP

Foto: Adilson  M. G.