Seminário na FSP/USP aborda riscos parasitoses em áreas de lazer e doenças causadas por fungos

O Departamento de Epidemiologia da FSP/USP, em parceria com o Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses daPMSP/SP, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública/USP, realizará no dia 28 de novembro de 2018, mais um seminário do X Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública.

Veja a programação:

• 9h – 10h15: Riscos de parasitoses em áreas de lazer da cidade de São Paulo, com Dra. Lilian Dias Orico Suzuki  – Médica Veterinária, analista em saúde do Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores – Setor de Parasitologia – PMSP, SP.
    Cães e gatos são reservatórios de importantes parasitas gastrointestinais que podem acometer o homem e causar sérios danos à saúde. Areias de tanques presentes em parques e escolas da cidade de São Paulo são, muitas vezes, contaminadas por fezes de animais infectados e tornam-se fonte de infecção para os usuários destas áreas, em sua maioria crianças. A análise parasitológica do solo é uma ferramenta para verificar a situação ambiental das áreas de lazer da cidade de São Paulo, possibilitando a adoção de medidas preventivas para estas zoonoses.
  • 10h30 – 12h: Principais zoonoses causadas por fungos: dermatofitoses e esporotricose, com Dr. Lucas Xavier Bonfietti – Pesquisador Científico e Diretor substituto do Núcleo de Micologia do Instituto Adolfo Lutz de São Paulo, SP.
    As dermatofitoses são doenças causadas por fungos e acometem pele, pelos e unhas. Alguns dos agentes causadores podem acometer também animais como cães, gatos e cavalos, que muitas vezes podem transmitir aos donos e outras pessoa que entram em contato. A esporotricose é uma doença fúngica que acomete humanos e animais. Nos últimos anos têm sido relatados surtos dessa doença em todo o Brasil. Lesões subcutâneas em membros inferiores e superiores são as mais comuns e usualmente estão relacionadas à inoculação do agente por acidentes traumáticos. Mordidas e arranhaduras causadas por gatos são, no Brasil, as formas mais comuns de transmissão da doença para o ser humano.

Foto: Pixabay.

Evento aberto e gratuito. Inscreva-se aqui!

Local: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública da USP (Av. Dr. Arnaldo, 715 – SP).

Confira o cartaz!

• Transmissão ao vivo pelo IPTV USP | Acesso aberto e gratuito.

A FSP/USP não disponibiliza estacionamento aos participantes.