A  |  A+ |  A-
Homenagens ocorridas na FSP USP

Foto: Adilson M. G.

Ocorreram no último dia 12 de dezembro, às 8h30, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, duas homenagens a professores desta instituição.

Inauguração da Sala de Aula “Prof. Paulo Antônio de Carvalho Fortes”

Na última quarta-feira, 12 de dezembro, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, foi inaugurada a Sala de Aula “Prof. Paulo Antonio de Carvalho Fortes”, em homenagem ao pesquisador citado – Professor Titular do Departamento de Política e Gestão de Saúde e Vice-Diretor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP (Gestão 2010-2014), falecido em 2015.

A cerimônia de inauguração, que teve início às 8h30, contou com a participação do Prof. Dr. Oswaldo Yoshimi Tanaka – Diretor da FSP/USP, Profa. Dra. Carmen Simone Grillo Diniz – Vice-Diretora da FSP/USP, da viúva do Prof. Paulo Fortes –  Dra. Lúcia Fátima Chibanti Fortes, dos ex-diretor e vice da Faculdade – Prof. Victor Wünsch Filho e Profa. Patrícia Hellen Rondó, da ex-diretora – Profa. Dra. Helena Ribeiro, da também ex-vice-diretora da Faculdade – Profa. Titular Márcia Faria Westphal e Profa. Vitória Keddy Cornetta – ambas atuais Docentes Colaboradoras Sêniors da Faculdade.

Estiveram também presentes os membros da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo (SP), Sr. Luiz Fernando da Silva Rosa e do Dr. Milton M. Osaki, da área de Qualidade de Vida da SES/SP e Presidente da Sociedade Médica Paulista de Administração em Saúde (SOMPAS). Presentes também os Presidentes das Comissões Estatutárias, Chefes de Departamentos,  professores, funcionários, alunos da Faculdade, ex-alunos do Prof. Paulo Fortes, parentes e amigos

A cerimônia começou com uma fala oficial do Diretor da FSP – Prof. Oswaldo Tanaka, onde ressaltou a importância de se homenagear o Prof. Paulo Fortes com o nome para a Sala, pela “contribuição que o mesmo deu na construção da história desta Faculdade que temos feito nestes últimos 100 anos, com o Prof. Paulo e todos que ajudaram a construir esta Unidade, tentando ser o máximo solidária, pró-ativa, construtiva”. “ O Prof. Paulo foi uma dessas pessoas, pois ele veio, engrossando o grupo de pesquisadores, fez uma trajetória brilhante como médico pediatra que era, na busca de tentar entender os serviços e sistemas, percorrendo uma trajetória muito interessante que foi paulatinamente sendo encaminhada para a área de ética e ele acabou sendo o responsável pela formação do grupo de ética desta Faculdade”, completou o Prof. Tanaka.

O Prof. Paulo Fortes cumpriu dentro da Faculdade várias etapas, tanto no trabalho acadêmico, como no de gestão, tendo inclusive integrado parte da direção da Faculdade junto com a Profa. Helena Ribeiro. “Acho que nada mais justo do que termos um processo recordatório do que ele foi, na medida em que possamos alocar um espaço físico com o nome dele e isto para nós é uma honra”, afirmou Tanaka, encerrando a abertura da Cerimônia.

Neste momento, o Prof. Tanaka, solicitou a Dra. Lúcia que abrisse formalmente a porta da Sala “Paulo Antonio de Carvalho Fortes”, simbolizando a homenagem. A Dra. Lúcia abriu a porta da sala, seguido de palmas dos presentes.

Em seguida, a Dra. Lúcia, afirmou “estar muito emocionada pelo reconhecimento da Faculdade ao trabalho do Prof. Paulo, pelo carinho que todos da Faculdade demonstram a ele”. Disse ainda “estar profundamente agradecida com este gesto”.

As falas foram abertas para quem quisesse dar seu testemunho sobre a convivência com o Prof. Paulo e a Profa. Marcia Westphal, falou alguma palavras em homenagem ele, afirmando que “sua origem, como a do Prof. Paulo e do próprio Prof. Tanaka, foi no Instituto da Criança do HC/FM/USP, onde convivendo com João Yunes e vários professores que tinham um olhar mais amplo para a questão da saúde, ela o conheceu e posteriormente continuaram este processo na Faculdade de Saúde Pública”. Para a Profa. Marcia, a vinda para FSP/USP deste grupo de professores, “acabou coroando esta visão mais ampla que recentemente se estabeleceu com a concretização do Programa de Saúde Global e Sustentabilidade na Faculdade, encampado e levado à frente pelo Prof. Paulo Fortes”. Terminou afirmando que para ela, “foi um grande prazer ter sido amiga do Prof. Paulo desde a década de 70 até o recente falecimento do mesmo”.

A Profa. Helena Ribeiro também se manifestou, reforçando a participação do Prof. Paulo na criação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade da faculdade e ressaltou “a aliança que fez com países da América Latina e com as escolas de saúde pública que tem programas de saúde global no mundo”. Lembrou que “juntos fundaram a Associação Latinoamericana de Saúde Global da qual a faculdade e seus alunos participam até hoje” e para ela, “o Prof. Paulo teve papel chave na criação dessa Associação com seu olhar para o mundo e para nossos irmãos da América Latina sobretudo”.

Em seguida, a Profa. Vitória Keddy, testemunhou que “é muito difícil falar sobre o Prof. Paulo, pela emoção que vem a tona” e que sente muito a falta dele nesta Faculdade. “Não só eu, mas como todos os membros da Faculdade”, completa. A Profa. Vitória, informou que “quando comunicamos a ideia de homenageá-lo dando seu nome a esta Sala, todos os docentes e funcionários ficaram muito sensibilizados”. Para a Profa. Vitória, “o Prof. Paulo era realmente uma pessoa muito humana, sendo a própria característica da humanização tão teorizada na FSP/USP”. Por fim, congratulou-se com a Dra. Lucia “por ter esse homem humano como parte da sua família e da família FSP também”.

Por fim, o Prof. Paulo Frazão – Chefe do Departamento de Política e Gestão de Saúde da FSP/USP, teceu algumas palavras em homenagem ao Prof. Paulo . O Prof. Frazão saudou os presentes, agradeceu ao Prof. Paulo Fortes, “pela dedicação, sempre amigável, afável na forma como se relacionava com docentes, funcionários e alunos”.  Ressaltou que nos eventos externos transmitia seus conhecimentos com firmeza, paciência e dando visibilidade ao papel da Universidade. Lembrou a todos que o Prof. Fortes, “iniciou suas atividades na administração sanitária, colaborou na estruturação do direito sanitário e paulatinamente foi se apaixonando pela bioética”. Lembrou ainda que o Prof. Paulo Fortes, “gostava de logo pela manhã, repassar as notícias dos jornais” e testemunhou ter exercitado com ele, “a prática de interpretar as entrelinhas das matérias, o não dito por trás do dito”. Afirmou que “se Paulo estivesse entre nós, tenho certeza de que numa cerimônia como esta, neste momento por que passamos, ele lembraria dos 30 anos de vida da Constituição Cidadã e do aniversário dos 70 da Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

Lembrou ainda que entre os legados do Prof. Paulo, está a defesa dos direitos dos pacientes e enfatizou que “o Prof. Paulo sabia o valor da democracia para a saúde coletiva e de sua importância no fortalecimento da cidadania contra a ação predatória do capital e a ação autoritária do Estado”.

Para Frazão, Fortes “cultivava princípios fundados na liberdade, na liberdade de participar do governo, de votar e ser votado para um mandato público e na liberdade de deliberar e fiscalizar a alocação do recurso público para assegurar a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte. o lazer, a segurança, a previdência e a proteção social”. Frazão terminou sua fala, afirmando que “neste momento que prestamos esta singela homenagem, Paulo estaria ressaltando os direitos civis que protegem os cidadãos diante de Estados poderosos e os direitos republicanos que protegem o Estado diante de cidadãos poderosos”.

Todas as falas foram seguidas de intensos aplausos.

Cerimônia de Entronização do Quadro do Prof. Dr. Victor Wünsch Filho,
na galeria de Diretores da FSP

Logo após a inauguração da Sala “Prof. Paulo Antonio de Carvalho Fortes”, todos os presentes se dirigiram à Diretoria da Faculdade, onde em sua entrada está localizada a Galeria de Fotos dos Ex-Diretores da instituição, e ali foi realizada a Cerimônia de “Entronização do Quadro” do Prof. Dr. Victor Wünsch Filho, nesta galeria, por ter exercido a última gestão da Faculdade anterior a atual gestão.

O Diretor da FSP/USP, Prof. Tanaka, iniciou a cerimônia, ao lado do Prof. Victor Wünsch Filho – Diretor anterior, para o descerramento da foto, antes agradecendo ao Prof. Victor por “todo este processo difícil em sua gestão, mas que foi um processo que facilitou a atual gestão, propiciando um futuro melhor atualmente, porque permitiu alguma forma de reorganização da Unidade e da Universidade, dando perspectiva de algum grau de recuperação econômica de ambas”. Ressaltou ainda que “estas fotos todas da Galeria, mostram a nossa trajetória, em momentos distintos, com ênfases distintas, mas que também mostram a expansão do conceito de saúde pública e que teve um papel importante da gestão do Prof. Victor”.

Logo após a foto foi descortinada, seguido de aplausos dos presentes e pequeno pronunciamento do Prof. Victor, que agradeceu ao Prof. Tanaka, por realizar esta cerimônia conjuntamente com a homenagem ao Prof. Paulo Fortes, porque “foi um professor que o inspirou em momentos de tomadas de decisões difíceis, pela sua serenidade, natureza tranquilizadora e equilíbrio”. Destacou que, para ele “essa cerimônia conjunta foi muito gratificante, pelo grande apreço que teve ao Prof. Paulo Fortes”.

O Prof. Victor também agradeceu a toda a contribuição que teve de todos os membros da Congregação, docentes, funcionários e alunos em sua gestão.

Em seguida, a Vice-Diretora anterior, Prof. Patrícia Hellen Rondó, também agradeceu a oportunidade de “poder compartilhar com o Prof. Victor, estes quatro anos de gestão”, por “terem sido momentos de conhecer melhor o Victor e outros colegas docentes de outros departamentos”. Completou, dizendo que “foi um momento de abertura, para conhecer melhor a Faculdade, além de seu departamento”. Afirmou que o “Prof. Victor, compartilhou todas as decisões para serem tomadas conjuntamente”.

A Profa. Sandra Vivolo também registrou sua homenagem ao Prof. Victor por “ter contribuído para elevar o nome do Departamento de Epidemiologia na Universidade, trabalhando na área da epidemiologia do Câncer e por ter conduzido uma gestão em um momento difícil, com muita serenidade”.

Encerrando a Cerimônia, o Prof. Tanaka destacou “as dificuldades que houveram na gestão anterior pelo momento que vivia a Universidade, mas que pautou a atual gestão em outras condições”, terminando sua fala com a notícia de que “estas melhores condições atuais da Universidade propiciaram uma aprovação na última reunião do Conselho Universitário (Co.), da progressão horizontal tanto para docentes quanto para funcionários, com uma verba destinada para isso, de 26 milhões de reais, o que não resolve, mas permite um retomada dos processos” e também anunciou que “a USP terá 550 novas vagas para docentes nos próximos anos”.

  • Veja aqui, as fotos do evento:

Texto: ASCOM/FSP/USP.