E-book sobre insetos recém-lançado pelo Butantan tem edição e fotos de pesquisador da FSP USP

Imagem: Capa do livro.

Para atender à escassa bibliografia sobre mosquitos disponível para estudantes do ensino médio do país, o Instituto Butantan acaba de lançar o e-book “O fantástico mundo dos mosquitos”, de autoria dos pesquisadores do Butantan, Camila Lorenz, Flávia Virgínio e Enrico Lopes Breviglieri. O livro foi teve sua edição de conteúdo realizada pelo biólogo Dr. Paulo Roberto Urbinatti – pesquisador e funcionário do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

O livro surgiu do encontro entre alunos e pesquisadores do Instituto Butantan, sendo que parte dele é produto dos resultados obtidos na Iniciação Científica do aluno Enrico Lopes Breviglieri. Além disso, segundos os autores, “nos últimos anos, o Brasil vem enfrentando grandes epidemias de dengue, zika, chikungunya, além da constante preocupação com a malária e a recente reemergência da febre amarela silvestre”. Em virtude destas constatações, os autores acharam oportunuo disponibilizar um livro deste tipo para a população leiga que tem contato direto com várias espécies de mosquitos, muitos dos quais podem trazer prejuízos à saúde.

O livro aborda questões como anatomia, fisiologia, comportamentos e principais curiosidade dos insetos, mas com uma linguagem adequada ao público leigo e uma edição lúdica e leve com muitas fotos e ilustrações, no intuito também de despertar os jovens para as áreas de estudo relacionadas aos mosquitos e motivá-los nos estudos destes insetos, contribuindo para a formação da nova geração de entusiastas na área de entomologia (estudo dos insetos) ou afins. As questões abordadas são de grande interesse para a saúde pública.

Os autores agradeceram ao Dr. Paulo Urbinatti pela edição de conteúdo do livro e também por contribuir com suas fotos de insetos.

O livro teve o apoio do Instituto Butantan e do Colégio Imperatriz Leopoldina. Foi lançado em em formato de E-book, pois os autores só conseguiram verba para a impressão e pouquíssimos exemplares impressos só para uso dos mesmos.

Para ver o livro, acesse o seguinte link: https://e.issuu.com/anonymous-embed.html?u=camlillalorenz&d=livro_o_fant_stico_mundo_dos_mosqui&fbclid=IwAR2EtJ3payQ9kWdQ6xS7hyG3vBmDj_FDdz3oh3gYxWkHAU4b7wVwFbTsibs