A  |  A+ |  A-
Mensagem do Pró-Reitor de Graduação da USP sobre o Prêmio CAPES

Foto: Site da CAPES.

À comunidade USPiana da Pós-Graduação

É com grande satisfação e entusiasmo que vimos por meio desta destacar as recentes conquistas da Pós-Graduação da USP no importante evento realizado no último dia 13 de dezembro em Brasília: a entrega dos Prêmios às melhores Teses pela CAPES.

Trata-se de um evento marcante da Pós-Graduação brasileira que premia os melhores trabalhos de Tese nas 49 Áreas do Conhecimento. Além disso, os premiados também concorrem ao Grande Prêmio CAPES de Tese, que destaca as melhores pesquisas nas Grandes Áreas: Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia); Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; e Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino). Em cada edição, o Grande Prêmio homenageia pesquisadores de alta relevância para a ciência nacional. Em 2018, os homenageados foram Alberto Luiz Galvão Coimbra (Exatas), Amílcar Vianna Martins (Biológicas) e Juarez Rubens Brandão Lopes (Humanas).

A USP foi premiada em 13 das 49 Áreas do Conhecimento, correspondendo à 26,5% de toda a premiação. Convém destacar que 146 instituições de ensino e pesquisa concorreram aos prêmios. Além disso, a USP recebeu 12 Menções Honrosas, ou seja, em cerca de 43% das Áreas do Conhecimento a USP foi contemplada com o Prêmio de Melhor Tese ou Menção Honrosa. A premiação mais aguardada, o Grande Prêmio CAPES de Tese, também foi concedida a um trabalho da USP. Andrey Coatrini Soares do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais da USP/SC e orientado do Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior recebeu o prêmio de melhor Tese na Grande Área de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia).

Na mesma cerimônia foi também entregue o Prêmio CAPES-INTERFARMA (Edital 17/2018), promovido em parceria com a Associação de Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma). O prêmio avaliou Teses de 2017 nas áreas de Saúde Humana e Bioética. Ildefonso Alves da Silva Júnior, da USP, sob a orientação da Profa. Sonia Jancar Negro e coorientação da Profa. Ana Paula Lepique receberam um dos dois Prêmios.

Parabéns à toda comunidade da Pós-Graduação da USP.

Prof. Carlos G. Carlotti Jr                                                            Prof. Marcio de Castro Silva Filho

Pró-Reitor de Pós-Graduação                                                                Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação

Fonte: Diretoria FSP/USP e Site do Prêmio CAPES.