FSP USP recebeu a visita do Secretário de Estado da Saúde de São Paulo

Foto: Marcelus – ASSCOM FSP/USP.

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, recebeu  no último  dia 17 de  janeiro, às 10h, na sala da Congregação, a visita do Senhor José Henrique Germann, Secretário de Saúde do Estado de São Paulo.

Compuseram a mesa do evento, o Prof. Dr. Oswaldo Yoshimi Tanaka – Diretor da Unidade, a Profa. Dra. Carmen Simone Grillo Diniz – Vice-Diretora e o visitante.

Estavam presentes na Sala da Congregação muitos docentes, funcionários e alunos da casa. Cada participante se apresentou e em seguida o Secretario apresentou as propostas para os próximos anos.

A seguir a fala foi aberta e vários participantes fizeram perguntas relacionados à: possibilidades de integração entre as atividades da Secretaria com a Universidade, a possibilidade de abertura de estágios para sanitaristas na Secretaria e outros equipamentos de saúde do Estado, inserção de egressos do Curso de Graduação em Saúde Pública nos serviços de saúde do Estado, possibilidade de residência multiprofissional. Houve questões mais gerais tais como: quais as políticas a serem implantadas para saúde do idoso, saúde do trabalhador e aos desempregados, saúde mental, informatização do sistema, qual o destino do Hospital Universitário (HU), qual a disponibilidade para investimentos em promoção de saúde, além dos investimentos em assistência.

O Secretário respondeu rapidamente às questões em função do pouco tempo, mas em geral, afirmou haver disponibilidade por parte da Secretaria no diálogo com a Universidade e com a FSP, particularmente. Disse também que há interesse em residências, estágios e consultorias com alunos de saúde pública. Afirmou também que há intenção de digitalização e informatização dos sistemas de saúde no Estado, sendo uma das primeiras ideias a inclusão de serviços que os usuários possam acessar via celular.

Quanto ao HU, disse que não tem nada a responder, pois o Hospital não pertence à Secretaria de Estado da Saúde (SES), mas sim à USP.

Por fim, afirmou a disposição em fazer na Secretaria um Comitê Gestor que viabilize a integração entre a SES e a Universidade. Este Comitê teria reuniões mensais para discutir os diversos temas de interesse comum e teria um representante das Universidades.

• Veja aqui, as fotos do evento:

Fonte: ASSCOM FSP/USP.