Bem-vindos ao 26º Programa de Verão da Faculdade de Saúde Pública/USP – Um breve histórico

Desde 1992, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) oferece uma programação especial de cursos de extensão universitária. A atividade, conhecida como Programa de Verão (PV), ocorre anualmente entre final de janeiro e começo de fevereiro, por meio de cursos que refletem a diversificada atuação dos departamentos da FSP, configurando-se uma maneira rica de desenvolver e fortalecer os laços da academia com a sociedade. Ao longo dos anos, o PV se consolidou como uma atividade acadêmica de referência para profissionais de saúde de diversas instituições e alunos e docentes de outras universidades, que procuram novos conhecimentos.

Inspirado em modalidade similar realizada por universidades norte-americanas de ofertar cursos de curta duração no verão, o programa foi criado pelo Departamento de Epidemiologia, inicialmente como “Programa de Epidemiologia”. Com o objetivo de propiciar aprimoramento aos profissionais da área de saúde, a primeira edição disponibilizou 5 cursos de atualização e 150 vagas: “Desenho e análise de estudos ecológicos em epidemiologia”; “Noções básicas da epidemiologia da aids”; “Epidemiologia clínica”; “Vigilância de doenças e pesquisa em saúde pública”; e “Epidemiologia de doenças transmissíveis”. Sob coordenação dos professores Chester Luiz Galvão Cesar e Eliseu Alves Waldman, esses cursos foram ministrados por professores da FSP e também de outras universidades nacionais e internacionais (Johns Hopkins School of Hygiene and Public Health). O programa teve apoio da Fundação Kellogg, no âmbito de um convênio que tinha por objetivo promover o desenvolvimento da epidemiologia.

Mantendo o foco no aprimoramento, intercâmbio e atualização, o programa foi assumido pela FSP em 1998. Nessa edição ofereceu 15 cursos, organizados por vários departamentos, ampliando o espectro de assuntos abordados, de que são exemplo os cursosAnálise de dados qualitativos” e “Formação política e o fortalecimento da participação popular”. Em 2000, a coordenação passou a ser da Comissão de Cultura e Extensão – CCEx/FSP.

O PV apresentou expansão importante ao longo do tempo. Na década de 2000, em média, ocorreram 23 cursos, com 611 alunos matriculados por ano. Em 2019, coordenado pelo professor Marco Akerman, o PV atingiu sua 26ª edição, com 1.060 alunos matriculados em 34 cursos, oferecidos pelos departamentos Saúde Ambiental (4); Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade (6); Políticas, Gestão e Saúde (6 ); Nutrição (5)  e Epidemiologia (13).

Embora apresente um conjunto de cursos que se mantêm desde as primeiras edições ─ como Análise de Regressão; Avaliação de Serviços de Saúde e Delineamento de Estudos Epidemiológicos ─, trata-se de um programa dinâmico que ao longo do tempo atualizou seu repertório para atender às demandas por novos saberes, com a inserção de temas como, por exemplo: “Análise Espacial em Saúde Pública”; “Capacitação em análise, vigilância e prevenção de acidentes de trabalho” “Sexualidade, Gênero e Direitos: Abordagens desde a saúde, a escola e a comunidade”; “Determinantes Sociais da Saúde, Intersetorialidade e Política Pública” e “Classificação NOVA e o Guia Alimentar: teoria e prática”.

Dados de 1995 a 2019 mostram a abrangência do Programa de Verão, que no período atendeu 13.443 alunos. O Programa vem aumentado sua inserção nacional, atraindo alunos de praticamente todas as unidades da Federação, são profissionais de órgãos públicos, da rede de serviços, docentes e alunos de universidades e institutos de pesquisa, além de organizações não governamentais. Embora a predominância seja de brasileiros (mais de 98%), quase todas as edições contaram com alunos de nacionalidade estrangeira, provenientes da Argentina, Chile, Colômbia, Moçambique, Cabo Verde, Espanha, Portugal, entre outros.

Assim, a cada verão, a Faculdade de Saúde Pública recebe um contingente expressivo de alunos, de todas as regiões do país, com diversas inserções profissionais, jovens e experientes, em busca de aprimoramento e atualização nos diversos campos da Saúde Pública. Nos últimos anos, foram incluídas atividades culturais, com apresentações musicais, buscando ampliar os espaços de interação e intercâmbio de experiências não só entre os participantes do PV, mas também de estudantes e profissionais da própria instituição.

Fonte: Profa. Dra. Zilda Pereira da Silva

Maria Antonia Claudino