Em entrevista à revista Time, docente da FSP/USP fala sobre sonolência e alimentação

Por que ficamos sonolentos depois de comer? Essa é a pergunta da matéria da revista Time (Why Do You Get Sleepy After Eating? These Are the Top Theories) para a qual a Prof. Claudia Moreno, docente do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da FSP/USP, concedeu entrevista. Na matéria, Claudia fala sobre possíveis associações entre sonolência e alimentação, comentando resultados encontrados em estudo recém-publicado sobre o tema, o qual foi realizado em parceria com a Prof. Lígia Martini, do Departamento de Nutrição da FSP/USP, e com Andressa Juliane Martins, pesquisadora da FSP/USP.

Confira um trecho da matéria:

Um pequeno estudo de 2018 sobre caminhoneiros descobriu que aqueles que ingeriam dietas ricas em vegetais e gorduras provenientes de alimentos como azeite de oliva e laticínios tendiam a ter menos sonolência pós-refeição do que aqueles que ingeriam a dieta americana padrão, com alto consumo de carnes processadas, fast food e refrigerantes. “Nossos resultados sugerem que uma dieta saudável gera menor sonolência durante o dia”, diz Claudia Moreno, uma das autoras do estudo e pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Seu estudo aponta para outra pesquisa a qual sugere que a alta ingestão de gordura ou carboidrato pode potencialmente disparar a sonolência ao interromper os ritmos de sono circadianos naturais do corpo.

A small 2018 study of truck drivers found those who ate diets rich in vegetables and fats from foods like olive oil and dairy tended to experience less post-meal sleepiness than those eating “Western” diets heavy in processed meat, fast food and soft drinks. “Our results suggested that a healthy diet produces low sleepiness during the day,” says Claudia Moreno, one of the authors of that study and a faculty researcher at the University of São Paulo School of Public Health in Brazil. Her study points to some older research that suggests heavy fat or carbohydrate intake could potentially trigger sleepiness by disrupting the body’s natural circadian sleep rhythms.

Leia aqui a matéria completa [em inglês].

O estudo citado pela Revista faz parte da tese de doutorado de Andressa J. Martins, intitulada “Efeitos da urbanização nos ritmos biológicos e repercussões metabólicas na saúde de trabalhadores de uma comunidade amazônica“. Em processo de publicação, a tese pode ser lida parcialmente (acesso aberto e gratuito).

Imagem: Pixabay.