A  |  A+ |  A-
Bolsa de pós-doutorado em análise nutricional de população

Área de conhecimento: Análise Nutricional de População
Nº do processo FAPESP: 2017/05125-7
Título do projeto: Estilo de vida, marcadores bioquímicos e genéticos como fatores de risco cardiometabólico: Inquérito de Saúde na cidade de São Paulo
Área de atuação: Epidemiologia Nutricional
Quantidade de vagas: 1
Pesquisador principal: Regina Mara Fisberg
Unidade/Instituição: Faculdade de Saúde Pública da USP
Data limite para inscrições: 19/03/2019
Localização: Av. Dr. Arnaldo, 715 São Paulo
E-mail para inscrições: regina.fisberg@gmail.com

 

Imagem: kkolosov/Pixabay.

 

Resumo

O Grupo de Avaliação de Consumo Alimentar (GAC) da Faculdade de Saúde Pública da USP abre chamada para uma oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado (PD) custeada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na especialidade Epidemiologia Nutricional, subárea de conhecimento Análise Nutricional de População.

A proposta e os requisitos necessários

O bolsista será vinculado ao subprojeto “Ferro e risco cardiometabólico em residentes de São Paulo: investigação de associações considerando a suscetibilidade genética para diabetes tipo 2, obesidade e doenças cardiovasculares”. O projeto em questão visa investigar a relação do consumo e do status de ferro com fatores de risco cardiometabólicos em residentes do município de São Paulo, considerando polimorfismos de nucleotídeos únicos associados a susceptibilidade a doenças crônicas não transmissíveis: diabetes tipo 2, obesidade e doenças cardiovasculares. O local de trabalho será na Faculdade de Saúde Pública da USP, São Paulo, SP, Brasil.

A vaga está aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros que tenham recebido o título de doutor há menos de 7 (sete) anos no país ou no exterior, na área de Nutrição ou correlata. A proposta inicial foi solicitada por 24 meses, com renovação aos 12 meses após apresentação e aprovação de relatório científico à FAPESP, podendo ser prorrogada até 48 meses caso haja aprovação da FAPESP. Exige-se dedicação exclusiva ao projeto de pesquisa. Mais detalhes sobre os requisitos dos candidatos podem ser consultados em http://www.fapesp.br/270.

Serão valorizados no processo seletivo o conhecimento prévio comprovado sobre análise de micronutrientes, avaliação de consumo alimentar, bioestatística, avaliação nutricional de populações/epidemiologia nutricional e conhecimento básico em genética, bem como familiaridade em manejo e análise de bancos de dados epidemiológicos, capacidade de redigir artigos científicos, domínio da língua inglesa e português brasileiro. Ademais, espera-se que o candidato tenha motivação para trabalhar de forma independente e como parte de uma equipe em ambiente colaborativo, que seja proativo e que cumpra com os compromissos exigidos nas normas estabelecidas pela FAPESP para bolsistas PD (consultar http://www.fapesp.br/bolsas/pd, item 3.5).

Como se candidatar

Os candidatos devem enviar entre 13 a 19 de março de 2019 e-mail para a professora Regina Fisberg (regina.fisberg@gmail.com), com o assunto BOLSA-PD GAC/USP. Devem ser anexados ao e-mail os seguintes documentos:

1. Carta de intenção (máximo de 2 páginas) explicando o interesse do candidato pela bolsa, e incluindo dois nomes e contatos de pesquisadores que possam dar referências sobre você.

2. Curriculum vitae (Lattes completo para os candidatos brasileiros).

3. MyResearcherID e/ou MyCitation (Google Scholar).

A seleção dos candidatos será feita com base na análise da documentação e em eventuais entrevistas realizadas pessoalmente ou via Skype.

Informações sobre a bolsa

O candidato selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa do bolsista. Informações adicionais podem ser consultadas em http://www.fapesp.br/bolsas/pd.

Divulgação dos resultados

O resultado do processo seletivo será comunicado a todos os candidatos por e-mail cerca de uma semana após final do processo seletivo.