Docentes da FSP/USP participam de evento sobre bacias hidrográficas e sustentabilidade no IEA/USP

Para o enfrentamento dos impactos à saúde e à sociedade em decorrência das intervenções no meio ambiente, bacias hidrográficas e meio urbano, há que haver maior cuidado e investimentos para obter capacidade de resposta aos problemas da, cada vez mais complexa, sociedade humana. A ocupação humana no contexto das bacias hidrográficas e das cidades exerce pressão sobre o ambiente e a saúde da população, desafiando gestores para soluções viáveis e criativas.

A complexidade inerente ao uso e ocupação de bacias hidrográficas e áreas urbanas exige processos de gestão que considerem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na implementação de políticas, planos, programas, projetos e ações. Para isso, em continuidade aos seminários do Ciclo UrbanSus, o encontro sobre Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade promove diálogos e reúne experiências sobre o planejamento e a gestão integrada e participativa de bacias hidrográficas levando em consideração a relevância do tema na busca pela sustentabilidade urbana e as necessárias interrelações entre ambiente e sociedade.

O encontro ocorrerá nos dias 22 e 23 de abril de 2019, das 8h30 às 17h30, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, no Auditório Alfredo Bosi.

O evento pretende ampliar o espaço de discussões e reflexões com diferentes grupos acadêmicos e profissionais, no sentido de maximizar oportunidades de diálogo e busca por soluções com relação aos recursos hídricos, bacias hidrográficas e áreas urbanas, sob perspectiva inter e transdisciplinar, considerando a necessária interação e articulação entre os diferentes setores envolvidos.

O evento propõe-se ainda a contribuir para o aprofundamento dos Programas de Pós-Graduação em: Saúde Global e Sustentabilidade; Ambiente, Saúde e Sustentabilidade; bem como do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, da Faculdade de Saúde Pública da USP, tanto no que se refere à temática abordada como no que tange à possibilidade de engendrar e reforçar parcerias nacionais e internacionais. É esperada uma interação e maior articulação entre professores, pesquisadores e profissionais com interesses na área de conhecimento, de modo a estimular a produção coletiva de conhecimentos e encaminhamentos voltados à sustentabilidade de bacias hidrográficas.

O evento é de responsabilidade do Programa Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados e dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública, e conta com o apoio decisivo da CAPES, da Comissão de Cultura e Extensão da FSP, e da UFPE.

Da FSP/USP participarão os professores Arlindo Philippi Jr e Sonia Maria Viggiani Coutinho.

Imagem: Luis Deltreehd/Pixabay.

No dia 22 de abril ocorrem os Painéis I. Gestão Integrada de Águas Urbanas, II. Marcos da Gestão integrada de Bacia Hidrográfica, III. Planejamento e ordenamento territorial integrado e IV. Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais. No segundo dia de evento, em 23 de abril, ocorrem os Painéis V. Atividades Produtivas e Uso Sustentável dos Recursos Naturais e VI. Gestão Integrada e Governança, assim como a Oficina “Caminhos a serem trilhados para a incorporação dos ODS na gestão de bacias hidrográficas”.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU, o Ciclo de Seminários UrbanSus: Sustentabilidade Urbana tem por objetivo central refletir sobre o papel das cidades e o estímulo a boas práticas compartilhando soluções sustentáveis urbanas, por meio de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. Há a necessidade de soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para desafios mais urgentes, envolvendo mobilidade, segurança hídrica, energia, saneamento ambiental, áreas verdes, segurança alimentar, rápida urbanização e suas complexas interações com as mudanças globais e a falta de acesso a serviços por grande parte da população.

Confira a programação completa e mais detalhes aqui.

Evento aberto e gratuito | Com inscrição prévia

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo

O Ciclo de Seminários UrbanSus é promovido pelo Programa USP Cidades Globais, sediado no Instituto de Estudos Avançados, em conjunto com a Faculdade de Saúde Pública e o Instituto de Biociências, da Universidade de São Paulo, com o propósito de contribuir para maior compreensão e propagação da temática da sustentabilidade entre academia, sociedade e setor público, como estímulo à construção de uma cultura da sustentabilidade.