Oportunidade de bolsa de Pós-doutorado em Epidemiologia Nutricional no NUPENS/USP

O Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP) é um órgão de integração da Universidade de São Paulo criado em 1990 com a finalidade de estimular e desenvolver pesquisas populacionais em nutrição e saúde. O grupo é integrado por professores e pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública, de outras unidades da Universidade e de outras instituições acadêmicas do país, além de mestrandos, doutorandos e estagiários bolsistas. Dentre os objetivos do NUPENS/USP estão o desenvolvimento de métodos diagnósticos aplicáveis e inquéritos populacionais em nutrição e saúde, a análise de tendências temporais de indicadores, o estudo da causalidade de processos saúde-doença, a formulação de intervenções e a avaliação da efetividade de serviços e programas.

As atividades de bolsistas de pós-doutorado do NUPENS/USP incluem a dedicação intensiva a um plano de trabalho individual centrado no projeto abaixo descrito, a colaboração com outros projetos em andamento, a participação em reuniões científicas regulares, a elaboração de artigos e a disseminação dos resultados de suas pesquisas em eventos científicos.

A bolsa de pós-doutorado divulgada nesta chamada faz parte do financiamento concedido ao NUPENS/USP pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para execução entre abril de 2016 e março de 2020 do projeto temático ‘Consumo de alimentos ultraprocessados, perfil nutricional da dieta e obesidade em sete países’. O objetivo deste projeto, coordenado pelo Professor Carlos A Monteiro, é caracterizar o consumo de alimentos ultraprocessados e avaliar sua influência sobre o perfil nutricional da dieta e o risco de obesidade na população do Brasil, Colômbia, Chile, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. A bolsa terá duração de até 19 meses e a atividade do bolsista selecionado envolverá participação intensa na etapa do projeto relativa às análises longitudinais sobre a associação entre consumo de alimentos ultraprocessados e incidência de obesidade, em particular nas análises dos bancos de dados da coortes de Pelotas, Brasil.

Imagem: Reprodução/NUPENS/USP.

Documentação para Inscrição
1. Carta de intenção explicando o interesse do candidato pela bolsa;
2. Curriculum Vitae (Lattes completo para os candidatos brasileiros);
3. Cartas de recomendação de dois pesquisadores da área.

Critérios para Seleção
A oportunidade está aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros com título de doutor obtido há menos de sete anos em instituição de ensino e pesquisa do país ou do exterior. O treinamento em bioestatística e em epidemiologia nutricional, a experiência prévia em
manejo e análise de bancos de dados de consumo alimentar e de estudos de coorte, a capacidade de redigir artigos científicos e o domínio da língua inglesa serão valorizados.

Os candidatos interessados deverão enviar sua documentação até o dia 22 de março de 2019 para regia@usp.br. com o assunto: BOLSA PD NUPENS. A seleção dos candidatos para a bolsa será feita com base na análise da documentação e em eventual entrevista que poderá ser realizada via telefone ou Skype.

Os candidatos selecionados receberão bolsa no valor de R$ 7.373,10 mensais e reserva técnica, que equivale a 15% do valor anual da bolsa e se destina a realizar despesas diretamente relacionadas à atividade de pesquisa do bolsista.
A bolsa contempla um auxílio instalação para pesquisadores que residam fora da cidade de São Paulo, Brasil, sede do NUPENS/USP. Detalhes sobre o Auxílio Instalação e mais informações sobre a bolsa estão disponíveis em: www.fapesp.br/bolsas/pd.

Divulgação dos Resultados
O resultado final do processo seletivo será comunicado a todos os candidatos por e-mail e, a seguir, também divulgado no site do NUPENS (http://www.fsp.usp.br/nupens/)

Mais informações em: http://www.fapesp.br/oportunidades

[EnglishOpportunity of a postdoctoral fellowship in Nutritional Epidemiology at NUPENS/USP.