Alunos da Jornada Universitária da Saúde apresentam, na FSP/USP, relatório de atividades

Na segunda-feira, 11/03, a Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizou uma reunião importante com a presença das CCEX da Escola de Enfermagem (EE) da USP e da Faculdade de Medicina (FMUSP) e docentes dos cursos de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Farmácia para que os estudantes que participam do Projeto Jornada Universitária da Saúde (JUS) fizessem um relato das atividades desenvolvidas entre 2016 e 2018, no município de Alto Alegre.

Imagem: Divulgação/CCEx.

Sendo um Projeto apoiado por estas três CCEX e estes quatro cursos, esta apresentação integrada evitou que os estudantes fizessem apresentações separadas para cada um destes apoiadores. Esta reunião dá um passo importante para que estas três CCEX e estes cursos possam aprimorar sua articulação na direção de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem de caráter interprofissional. A JUS é um projeto de extensão dos estudantes da USP, aberto para os estudantes de todos os anos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Saúde Pública e Terapia Ocupacional. Possui como objetivo a promoção e educação em saúde de populações de cidades do interior paulista.

Na reunião, os alunos apresentaram o Relatório da Jornada Universitária da Saúde, realizada nos anos de 2016, 2017 e 2018 no município de Alto Alegre, em São Paulo. Um dos estudantes presentes afirmou:

Participar do JUS me fez perceber como posso integrar teoria e prática, habilidade fundamental para a minha futura prática profissional

O foco da viagem ocorrida em 2016 foi principalmente identificar as demandas e potencialidades da cidade e da população na prática e realizar atividades, que tinham sido construídas durante o ano, através das informações que haviam sido coletadas nas pré visitas.

As atividades foram elaboradas através da divisão dos jornadeiros em seis grupos com focos de atuação distintos: adolescentes (abordando os temas drogas, perspectiva de futuro, direitos humanos e sexualidades); crianças (abordando os temas apropriação dos espaços, higiene e alimentação, meio ambiente, perspectiva de futuro e trabalho em equipe); escola (abrodando o tema de perspectiva de futuro com as crianças e com seus pais (junto com o grupo Crianças), a participação dos pais na vida escolar das crianças, discutir, promover reflexões sobre o ambiente de trabalho e perspectivas com os funcionários das escolas, entender a relação dos alunos com os professores); serviços de saúde (com gestantes e profissionais de saúde); social (envolvendo a integração da população); visitas domiciliares (com o objetivo de conhecer a população e entender as demandas da cidade); e atividades em conjunto (com o objetivo de integrar os alunos aos moradores da cidade).

Nos anos seguintes, 2017 e 2018, as atividades continuaram a ser realizadas. O último ano contou com o diferencial de trabalhar com os “multiplicadores”, ou seja, pessoas com o potencial para reconhecer ferramentas de apoio que possibilitem a continuidade dos objetivos e ações da JUS no município, objetivando a melhoria e qualidade de vida da comunidade e população.

Imagem: Divulgação/CCEx.

Confira a apresentação de encerramento aqui.